Governador acompanha estudos preliminares em São Bernardo do Campo para viabilizar ramal metroviário que conectará o Grande ABC à capital paulista.
Ana Beatriz Publicado em 15/05/2026, às 12h48
O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas cumpriu agenda oficial nesta sexta feira nas dependências da antiga fábrica da Ford em São Bernardo do Campo. A visita marca uma etapa decisiva para o setor de transportes com o acompanhamento dos estudos preliminares que visam transformar o histórico complexo industrial no futuro pátio de manutenção e estacionamento de trens da Linha 20 Rosa do Metrô.
O projeto da Linha 20 Rosa é uma das obras mais aguardadas pelos moradores da região metropolitana pois será o primeiro ramal de metrô a atravessar o Grande ABC de forma subterrânea. O traçado planejado prevê a ligação entre a estação Santa Marina na Zona Oeste de São Paulo e o município de Santo André passando por áreas estratégicas de São Bernardo do Campo. A utilização do terreno que pertenceu à montadora norte americana é vista como uma solução logística eficiente para abrigar a infraestrutura operacional do ramal.
Durante a vistoria técnica as equipes de engenharia apresentaram o andamento dos levantamentos topográficos e de solo necessários para a futura licitação da obra. O governador ressaltou que a chegada do metrô ao ABC é uma prioridade para desafogar o trânsito na rodovia Anchieta e oferecer uma alternativa rápida de deslocamento para os milhares de trabalhadores que realizam o trajeto diariamente entre as cidades.
Além do pátio de trens a Linha 20 Rosa deverá contar com aproximadamente 31 quilômetros de extensão e 24 estações conectando se com diversas outras linhas da rede metropolitana incluindo as linhas 1 Azul, 2 Verde e 4 Amarela. O governo estadual trabalha agora na fase de licenciamento ambiental e no modelo de Parceria Público Privada para garantir os recursos necessários para o início das escavações.