Tragédia no litoral

Lula chega em São Sebastião e aponta perigo que pode trazer mais desastres

Até agora, o governo de SP confirmou a morte de 36 pessoas devido às fortes chuvas

Lula chega em São Sebastião e aponta perigo que pode trazer mais desastres - Imagem: reprodução Instagram @lulaoficial

Jessica Anjos Publicado em 20/02/2023, às 17h00

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou nesta segunda-feira (20) em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, por causa da tragédia que levou mais de 30 vidas após desmoronamentos, deslizamentos e inundações causadas pelas chuvas fortes no último sábado (18).

A cidade foi a mais devastada pelo forte temporal que obrigou mais de 2400 pessoas a deixarem suas casas. De acordo com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em entrevista na manhã desta segunda-feira (20) ao "Bom Dia, São Paulo", existem pelo menos 40 pessoas desaparecidas. 

Nesta tarde, Lula foi visitar a região e se reunir com o governador de SP e autoridades locais. A reunião aconteceu no Teatro Municipal de São Sebastião. O presidente publicou um trecho da conversa em seu Instagram, veja abaixo:

Em um breve discurso, Lula pontuou, de acordo com a Folha de S. Paulo, que as rodovias atingidas pelas chuvas são muito importantes não só para São Paulo como para todo o Brasil. Além disso, o presidente pediu que não fossem mais construídas casas em lugares de risco que em período de chuva intensa possam ter mais vítimas por desabamentos.

"De vez em quando a natureza nos prega uma surpresa, mas também muitas vezes a gente desafia a natureza [...]. Por isso queria que você [se dirigindo ao prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, PSDB] pensasse num lugar seguro para que a gente pudesse começar a reconstruir as moradias do povo de São Sebastião", comentou o presidente. 

Lula ainda afirmou que o que aconteceu no último sábado em São Sebastião é motivo de se unir para trabalhar pelo país, levando em consideração que as autoridades responsáveis por diversas áreas do estado de São Paulo são de partidos diferentes. "Essa parceria é uma fotografia boa para o nosso país. Se cada um trabalhar sozinho, nossa capacidade de rendimento é muito menor".

Além disso, o presidente pediu para as pessoas "que crêem em Deus" possam rezar. "Não apenas pelas vítimas, mas rezar para que não chova mais esses dias, para a gente ter condições de trabalhar e começar a recuperação da cidade de São Sebastião".

Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos, anunciou que a liberação da verba de 2 milhões emergenciais para doação de mantimentos às pessoas que foram vítimas das chuvas em todo litoral paulista. A ajuda chegará por meio da Autoridade Portuária de Santos.

LITORAL PAULISTA Tarcísio de Freitas Luiz Inácio Lula da Silva São Paulo São Sebastião Tarcisio Márcio França litoral norte Teatro Municipal de São Sebastião

Leia também