Polêmica

Após Musk atacar Moraes, AGU defende regulamentação urgente de redes

O ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, criticou indiretamente o empresário

Após Musk atacar Moraes, AGU defende regulamentação urgente de redes - Imagem: reprodução Advocacia-Geral da União

Vitória Tedeschi Publicado em 07/04/2024, às 12h54

Neste domingo (7), o ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, defendeu a regulamentação "urgente" das redes sociais e criticou de forma indireta Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), que atacou o ministro do STF Alexandre de Moraes.

"É urgente regulamentar as redes sociais. Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades. A Paz Social é inegociável", escreveu Messias no X. Veja a publicação abaixo:

É urgente regulamentar as redes sociais. Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades. A…

— Jorge Messias (@jorgemessiasagu) April 6, 2024
Assim como dito em reportagem do Poder360, ainda não está claro quais restrições impostas ao X Musk vai mandar que sejam desrespeitadas a partir de agora.

Elon Musk ataca Alexandre de Moraes e faz ameaça; veja

Elon Musk ataca Alexandre de Moraes e faz ameaça; veja - Imagem: reprodução redes sociais / Fotos Públicas

No último sábado (6), o empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), atacou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), ameaçou reativar os perfis de usuários bloqueados pela Justiça e insinuou fechar o escritório da rede no Brasil.

De acordo com o UOL, o empresário questionou Moraes do porquê de "tanta censura no Brasil" por meio de um comentário em uma postagem no perfil oficial de Moraes no X, em que o ministro parabenizava o ex-STF Ricardo Lewandowski pela nomeação como chefe da pasta da Justiça e Segurança Pública do governo Lula, em 11 de janeiro, a última publicação do ministro na rede social.

"Por que vocês exigem tanta censura no Brasil?", questionou ele na publicação. Veja abaixo:

Parabéns ao Ministro Ricardo Lewandowski pelo novo e honroso cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. Magistrado exemplar, brilhante jurista, professor respeitado e, acima de tudo, uma pessoa com espírito público incomparável e preparada para esse novo desafio. Desejo…

— Alexandre de Moraes (@alexandre) January 11, 2024

Após isso, Musk tocou novamente no assunto, afirmando que a "censura agressiva [que] parece violar a lei e a vontade do povo do Brasil". Ele fez o comentário compartilhando uma sequência de publicações do jornalista norte-americano Michael Shellenberger com o título "Twitter Files Brasil".

This aggressive censorship appears to violate the law & will of the people of Brazil https://t.co/Vuxerg2L9w

— Elon Musk (@elonmusk) April 6, 2024
Na sequência, Musk ainda insinuou fechar o escritório do X no Brasil e que está retirando todas as restrições de contas no X determinadas pelo Judiciário brasileiro e ainda acusou, sem provas: "Este juiz [Moraes] aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao X no Brasil".
Até a tarde deste domingo (7), o ministro Alexandre de Moraes não havia respondido aos ataques do empresário.
AGU ALEXANDRE DE MORAES redes sociais ELON MUSK Após Musk atacar Moraes AGU defende regulamentação urgente de redes

Leia também