Vice-presidente afirma que sistema com tempo definido para ministros já é adotado em outros países e pode servir de referência para o Brasil
Redação Publicado em 05/05/2026, às 16h35 - Atualizado às 16h51
O vice-presidente Geraldo Alckmin voltou a defender, nesta terça-feira (5), a adoção de mandatos fixos para ministros do Supremo Tribunal Federal, em substituição ao atual sistema de permanência no cargo até a aposentadoria compulsória. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Estúdio i, da GloboNews.
Segundo Alckmin, a definição de prazos para atuação na Corte pode contribuir para a renovação institucional e aprimoramento do Judiciário.
Cumpre o mandato, prestou serviço ao país, substitui, entra outro. Acho que este é um bom caminho para a reforma do Judiciário", afirmou
Ele ressaltou ainda que modelos semelhantes já são adotados em diferentes países, com mandatos que variam, em geral, entre dez e doze anos.
A discussão sobre mudanças no funcionamento do Judiciário tem ganhado força nos bastidores políticos e jurídicos, impulsionada por críticas direcionadas ao Supremo e por episódios recentes que impactaram a imagem da Corte. Entre eles, estão investigações e suspeitas envolvendo magistrados no caso ligado ao Banco Master, que ampliaram a pressão por maior transparência e ajustes institucionais.