Tragédia

Menina de 15 anos tem overdose no banheiro da escola e desabafo da mãe é de partir o coração

A vítima foi encontrada com substância que vem sendo muito usada por adolescentes

Melanie Ramos morreu de overdose com 15 anos de idade - Imagem: reprodução i7News

Vitória Tedeschi Publicado em 28/12/2022, às 13h31

Uma adolescente de 15 anos faleceu dentro do banheiro de uma escola, vítima de overdose de um medicamento. Melanie Ramos foi encontrada inconsciente e caída o chão, às 20h30 do dia 13 de setembro, por um funcionário a instituição de ensino e pelo padrasto de uma colega.

A garota teve sorte e sua vida foi salva no hospital. No entanto, segundo o g1, os paramédicos declararam Melanie morta assim que foi encontrada.

Dias depois, a polícia confirmou que o comprimido que elas haviam consumido, na verdade, continha fentanil, um opioide sintético com efeito analgésico e anestésico, 50 vezes mais forte que a heroína e 100 vezes mais forte que a morfina.

A mãe de Melanie, Elena Pérez, concedeu uma entrevista para a BBC News Mundo e desabafou sobre a perda da filha.

Morreu sozinha, no banheiro. Ali acabaram seus sonhos, seus planos e também terminou a minha vida. Ela me deixou despedaçada. Não consigo superar", lamentou a mãe.

Em meio a tanto sofrimento, a mulher busca na justiça meios para que nenhum pai ou mãe precise passar pelo que ela está vivendo. Com este objetivo, ela acaba de processar o Distrito Escolar Unificado de Los Angeles (Lausd, na sigla em inglês) - o organismo público que administra a escola que sua filha frequentava e outras 1.300 escolas no sul da Califórnia.

Além disso, de acordo com o i7News, o advogado Elena, Luis Carrillo, diz que os funcionários da escola não tiveram a bondade de procurar por sua filha quando perceberam a ausência dela, indicando que isso foi uma enorme negligência. O defensor disse que a instituição avisou a sua cliente que a menina não tinha comparecido na escola, mas ela garantia que a filha tinha ido.

O que é o fentanil?

De acordo com o portal Tua Saúde, o fentanil é um remédio opióide com potente efeito analgésico, indicado para aliviar a dor crônica, dor muito forte ou para ser usado como complemento de uma anestesia geral ou local.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de adesivo transdérmico, em várias dosagens, podendo ser aplicado pela própria pessoa, e comprado em farmácias ou drogarias com apresentação de prescrição médica e retenção da receita pela farmácia.

O uso regular do fentanil e em doses acima do recomendado pode viciar, isso porque essa substância é mais potente que a morfina, de forma que apenas uma pequena quantidade é capaz de garantir o efeito.

Assim, caso seja usado com regularidade, os receptores de dopamina, que é o neurotransmissor liberado após o uso de opioides, podem deixar de funcionar corretamente, de forma que acaba sendo necessário aumentar a dose da substâncias para que se tenha o mesmo efeito, resultando no vício.

eua overdose no banheiro da escola dependência de fentanil Melanie Ramos

Leia também