Meyre dos Santos Lima foi detida junto com o companheiro em Arujá; polícia apreendeu drogas e materiais utilizados para preparo de entorpecentes
Lívia Gennari Publicado em 21/08/2025, às 16h17
A Polícia Civil prendeu Meyre dos Santos Lima, ex-companheira de Eric Oliveira Farias, conhecido como “Gordão”, apontado pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) como o atual segundo na hierarquia do Primeiro Comando da Capital (PCC), A prisão ocorreu em Arujá, na região metropolitana de São Paulo. Ela estava acompanhada do companheiro, Elisio Cândido de Alfredo Júnior.
Gordão cumpre pena desde 2000 por liderar uma célula da facção criminosa responsável por planejar atentados contra autoridades, além de levantar informações sobre rotinas e endereços de alvos da organização. Condenado a 30 anos de prisão na Operação Ethos, ele estava até julho do ano passado em uma penitenciária federal em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Meyre, no entanto, já não o visitava mais na prisão.
Mulher mantém atuação no tráfico a serviço do PCC
Meyre e o atual companheiro foram presos durante uma operação conduzida pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Praia Grande, que cumpria mandado de busca e apreensão em um imóvel de Arujá. Vizinhos informaram aos policiais que o casal havia acabado de deixar o local em um carro.
Ao retornarem à residência, os agentes encontraram o imóvel revirado, indicando uma tentativa de retirada rápida de objetos, além de dois tabletes de maconha, uma balança de precisão e utensílios para o preparo de drogas, escondidos na louça de uma banheira na suíte.
Durante a abordagem do veículo, que transportava o casal e a filha de 11 anos de Meyre, a polícia constatou resquícios da mesma droga encontrada na casa, incluindo embalagens idênticas, confirmando que o carro era usado para transporte do entorpecente. O casal resistiu à prisão e precisou ser contido com força e algemas, enquanto a criança foi entregue a familiares que residiam próximos ao local da operação.
Segundo o boletim de ocorrência, Elisio admitiu que ele e Meyre eram responsáveis pelo armazenamento das drogas em nome do PCC. Ambos possuem antecedentes criminais por tráfico de drogas. A polícia solicitou a conversão da prisão em flagrante para preventiva, e os materiais apreendidos foram levados à Delegacia de Polícia de Arujá. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Meyre foi encaminhada a Penitenciária Feminina Sant’Ana, em São Paulo, onde segue à disposição da Justiça.