Feriado SP

Tarcísio sanciona Dia da Consciência Negra como feriado em SP

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de SP desta quarta-feira (13)

Tarcísio sanciona Dia da Consciência Negra como feriado em SP - Imagem: reprodução Instagram

Vitória Tedeschi Publicado em 13/09/2023, às 12h41

Nesta quarta-feira (13), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou um projeto de lei que institui o Dia da Consciência Negra como feriado em todos os 645 municípios do estado de São Paulo. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de SP desta quarta-feira (13).

A proposta sancionada por Tarcísio é de autoria do deputado estadual paulista Teonilio Barba (PT). Seu texto foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no mês passado.

A data celebrada em 20 de novembro, até agora, era celebrada em âmbito municipal apenas e, por isso, dependia de legislação específica a ser aprovada pelos vereadores de cada cidade.

Agora, todo o estado comemorará o feriado já neste ano, assim como já ocorre, por exemplo, em Campinas, Campos do Jordão, Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul.

Vale citar que o dia foi escolhido por ativistas negros por marcar a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Projeto semelhante ao sancionado por Tarcísio já foi aprovado no Senado, mas aguarda votação na Câmara dos Deputados.

São Paulo Dia da Consciência Negra Tarcísio de Freitas (Republicanos) 20 de novembro Diário Oficial do Estado de SP

Leia também