Roubo

SP: roubos e furtos de motos sobem 28,5%; veja 10 modelos mais visados pelos criminosos

Foram quase 40 mil roubos no estado de São Paulo em 2022

SP: roubos e furtos de motos sobem 28,5%; veja 10 modelos mais visados pelos criminosos - Imagem: Freepik

Jessica Anjos Publicado em 16/03/2023, às 14h52

No ano de 2022, o estado de São Paulo teve 39.368 roubos e furtos de motocicletas. Em relação ao ano anterior, o número é 28,55% maior quando houve 30.625 registros dessa ação criminosa. Na comparação, foram quase 9 mil motos a mais que desapareceram nas ruas da cidade.

Entre os modelos mais visados pelos bandidos, estão motocicletas que custam menos de R$ 20 mil, a maior parte delas é usada por cidadãos que usam a moto para trabalhar, como entregadores.

Os dados foram compartilhados pela Ituran, empresa que trabalha com rastreamento de veículos. A companhia pegou como base os dados oficiais fornecidos pelo portal de transparência da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo). 

A pesquisa aponta que os modelos mais procurados pelos criminosos são os que têm menor cilindrada e preço, porque há muitas em circulação e a demanda por peças é sempre maior. Além disso, de acordo com UOL, como os veículos são simples fica mais fácil de desmontar ilegalmente com rapidez.

Já sobre o período do dia com mais incidência, a pesquisa mostra que os dias preferidos dos bandidos são de segunda a sexta durante o dia, devido a maior exposição desses tipos de motos nas ruas. 

Veja 10 modelos de motos mais roubados e furtados em 2022

ROUBO ESTADO DE SÃO PAULO FURTO São Paulo governo de São Paulo SSP-SP Ituran motos mais roubadas em SP

Leia também