Concessões e expansões nas linhas da CPTM prometem investimentos e melhorias no transporte até 2040
Gabriela Thier Publicado em 24/08/2025, às 18h41
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou o início de uma operação assistida na Linha 11 - Coral a partir desta segunda-feira (25). A linha, que conecta o Alto Tietê à Estação Palmeiras-Barra Funda, localizada na zona Oeste da capital paulista, passará a realizar testes diários durante os horários de pico, entre 8h e 15h30 e das 20h até a meia-noite. Anteriormente, essas operações eram restritas aos domingos.
Em um passo adicional para melhorar a experiência do usuário, a CPTM também revelou que as linhas 7 (Rubi) e 10 (Turquesa) passarão a ter como terminal a mesma estação em questão a partir do dia 28 de agosto. Essa mudança visa otimizar a fluidez do serviço, proporcionando maior conforto e segurança aos passageiros.
No momento, a Linha 11 - Coral opera entre a estação Estudantes e Luz, abrangendo quatro cidades: Mogi das Cruzes, Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos. A ampliação da operação é vista com entusiasmo por alguns usuários que viajam para a Zona Oeste. No entanto, há preocupações expressas por aqueles que precisam desembarcar ao longo do trajeto.
Larissa Menezes, analista de custos de 32 anos, destacou suas preocupações com o aumento da superlotação na estação Luz. "Os passageiros entrarão em trens lotados e muitos não desembarcarão no destino final", argumentou. Ela sugere uma redução nos intervalos dos trens com destino a Mogi das Cruzes para evitar conflitos nas plataformas, recomendando que esses intervalos sejam reduzidos para três minutos.
A biomédica Amanda Lopes, de 26 anos, compartilha uma preocupação semelhante. Embora reconheça que as alterações possam aliviar parcialmente o fluxo de passageiros, ela aponta os riscos associados à superlotação. "Embora possa ser benéfico nos finais de semana, especialmente à noite, não estou convencida de que compensará o caos durante os dias úteis", comentou.
Por outro lado, Edson Lorca, advogado de 35 anos que viaja semanalmente para a capital, vê mudanças positivas na nova operação. "Acredito que essa alteração diminuirá o tempo total de viagem e facilitará meu deslocamento. Para nós que moramos no Alto Tietê, isso representa uma boa melhoria", afirmou.
Entretanto, especialistas apontam que a mudança pode resultar em um aumento do fluxo de passageiros na Barra Funda. "É uma situação semelhante a um cobertor curto: se cobrir uma área acaba descobrindo outra", observou um analista em transporte público.
Concessões e Futuras Expansões
Em maio deste ano, foi assinado o contrato de concessão patrocinada para o Lote Alto Tietê, que inclui também a Linha 12-Safira. Essas duas linhas são essenciais para atender à população da região do Alto Tietê. A concessão da Linha 11 abrange uma extensão até o distrito de César de Sousa em Mogi das Cruzes, incluindo a construção de uma nova estação e quatro quilômetros adicionais de trilhos. Além disso, está prevista uma redução significativa nos intervalos dos trens: passando para três minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano e seis minutos entre Suzano e César de Sousa.
A Linha 12 também será ampliada; atualmente com término em Calmon Viana em Poá, seu percurso será estendido até Suzano com mais 2,7 quilômetros de trilhos novos. A intenção é diminuir os tempos de espera para os usuários: o intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba será reduzido para três minutos e quinze segundos e entre Itaquaquecetuba e Suzano para seis minutos e meio.
Essas modificações fazem parte de um pacote abrangente que inclui intervenções nas três linhas envolvidas na concessão — além da Linha 13-Jade e do serviço Expresso Aeroporto — visando atender até 1,3 milhão de passageiros diariamente até o ano de 2040. O investimento projetado é superior a R$14,3 bilhões ao longo do contrato.