Segurança em SP

Justiça condena governo de SP por falta de segurança em presídio da Zona Oeste

A decisão afirma que o Centro de Detenção Provisória Pinheiros (CDP) expõe alguns riscos

Justiça condena governo de SP por falta de segurança em presídio da Zona Oeste - Imagem: SAP/Governo de SP / reprodução CNN Brasil

Vitória Tedeschi Publicado em 09/03/2024, às 09h31

Na última sexta-feira (8), o governo estadual de São Paulo foi condenado pelo Tribunal de Justiça da capital a regularizar as instalações do Centro de Detenção Provisória de Pinheiros (CDP), na Zona Oeste de SP, e a emitir certificados de segurança junto à Prefeitura da capital e ao Corpo de Bombeiros, responsável pelo Auto de Vistoria (AVCB) no estabelecimento prisional.

De acordo com a CNN Brasil, na decisão do juiz Renato Augusto Pereira Maia, foi afirmado que o CDP não tem condições apropriadas de segurança e expõe risco às custodiadas e aos funcionários do local.

Sabe-se que, ao menos desde 2016, a situação do imóvel está irregular, sem qualquer medida concreta apresentada pelo Estado de São Paulo no intuito de regularizá-lo. [O estado] reconhece a necessidade, mas nada efetivo foi apresentado", diz o juiz Renato Augusto Pereira Maia, na sentença da 11ª Vara da Fazenda Pública da capital.

Ainda na decisão, foi afirmado que "apesar do Corpo de Bombeiros classificar o fator de risco como 'médio', o risco existe e deve ser considerado, tanto por este Juízo quanto pelas autoridades competentes a engendrar os esforços necessários para a regularização do estabelecimento".

Vale citar, ainda de acordo com a CNN, que em julho do ano passado, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) já havia solicitado um pedido de regularização, após verificar irregularidades no CDP, que, aparentemente, não foram solucionadas. 

CORPO DE BOMBEIROS Tribunal de Justiça de São Paulo Prefeitura de São Paulo governo de São Paulo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) CDP de Pinheiros Auto de Vistoria (AVCB) Centro de Detenção Provisória Pinheiros (CDP)

Leia também