Causa animal

GPS em cães de resgate: após caso do cão Wilson, Deputado Federal apresenta projeto

A apresentação aconteceu nesta quinta-feira (15)

O deputado federal Bruno Ganem (Podemos/SP) apresentou um projeto de Lei que defende o uso de GPS em cães de resgate - Imagem: reprodução I Instagram @brunoganemsp

Juliane Moreti Publicado em 16/06/2023, às 15h36

Nesta quinta-feira (15), o deputado federal Bruno Ganem (Podemos/SP) apresentou um Projeto de Lei que defende a instalação de um equipamento de localização, o GPS, em cães de resgate.

O objetivo, conforme apresenta o deputado, é que as operações de busca e salvamento que possuem animais envolvidos sejam realizadas com segurança, aumentando a eficiência das ações e evitando possíveis desaparecimentos. 

Os dispositivos devem ser adaptados para os cães, garantindo seu resguardo, além de atender aos requisitos técnicos apresentados essencialmente por autoridades para este tipo de atividade.

Contudo, o GPS deve estar fixado ao cão de resgate sem que prejudique o bem-estar do animal ou atrapalhe o objetivo da missão, ou seja, deve ser confortável.

Além disso, os responsáveis pelo cão de resgate devem estar atentos aos modos corretos da utilização frequente do dispositivo: bateria, manutenção, substituição e outros.

Caso aprovado, de acordo com informações do portal Meio Norte, as autoridades terão também que realizar um treinamento adequado aos cães de resgate com, agora, o uso do GPS, para garantir ainda mais a eficácia.

O custo desse projeto deverá ser responsabilidade dos órgãos governamentais que estão à frente das operações de busca e salvamento envolvendo animais. 

A medida tomou proporções sérias após o desaparecimento do cão Wilson, que ajudou no resgate de crianças colombianas após uma acidente aéreo que aconteceu no dia 1º de maio. 

Projeto de Lei GPS RESGATE LOCALIZAÇÃO cães de resgate GPS em cães de resgate deputado federal Bruno Ganem busca e salvamento órgãos governamentais busca e salvamento envolvendo animais

Leia também