São Paulo

Prefeitura lança curso de culinária em cozinhas comunitárias

Com o programa da Prefeitura de São Paulo serão distribuídas, no mínimo, 400 refeições diárias

Prefeitura de São Paulo lança programa 'Rede Cozinha Escola'. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 19/07/2023, às 15h26

A Prefeitura de São Paulo lançou, nesta quarta-feira (19), o programa 'Rede Cozinha Escola', que tem o intuito de oferecer alimentações diárias às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Para isso, estarão disponíveis cursos profissionalizantes de culinária nas cozinhas comunitárias localizadas em todas as regiões da cidade que serão responsáveis por produzir e oferecer, no mínimo, 400 refeições diárias. 

Durante o evento para o anúncio, foram assinados Termos de Colaboração com as primeiras 27 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que distribuirão 10.800 alimentações, sem contar a espera das próximas 33 entidades do programa, que contribuirão para alcançar 20 mil refeições por dia. 

O Cozinha Escola une duas ações importantes: de curso profissionalizante e de entrega de alimentação. No total, serão 60 entidades distribuindo essas marmitas com refeições em locais adequados. É obrigatório, por exemplo, que tenha nos locais de distribuição mesa, cadeira, pia para as pessoas poderem higienizar as mãos'', comentou o prefeito Ricardo Nunes.

Os funcionários do programa, contratados pelo regime CLT, devem participar da capaticação, além de saber dos padrões estabelecidos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

Assim, a 'Rede Cozinha Escola' estará aberta de segunda à sábado com as metas diárias, que podem variar de acordo com a necessidade do grupo social ou comunidade atendida naquela região. 

Além de oferecer refeições balanceadas, a Rede Cozinha Escola fortalece a economia local, com a geração de empregos e a aquisição de produtos. É um programa que se constitui em uma base para atividades empreendedoras. Promove também a educação em alimentação e sustentabilidade, além do fortalecimento da comunidade'', reforçou Soninha Francine, secretária de Direitos Humanos e Cidadania. 

Lista inicial das cozinhas disponíveis: 

Zona Norte

Zona Leste

Zona Sul

Centro

São Paulo Prefeitura de São Paulo Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania pessoas em situação de vulnerabilidade cursos profissionalizantes de culinária refeições diárias Rede Cozinha Escola

Leia também