Mobilidade

Com uma única proposta, Consórcio vence o leilão de concessão de nova linha de trem

Em conjunto com a nova linha, a empresa vencedora também será responsável pela Linha 7-Rubi

Com uma única proposta, Consórcio vence o leilão de concessão de nova linha de trem - Imagem: reprodução Twitter I @DiariodaCPTM

Milleny Ferreira Publicado em 01/03/2024, às 12h54

O Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, composto pela empresa brasileira Comporte ao grupo chinês CRRC, venceu nesta última quinta-feira (29) o leilão para construir e operar a nova linha de trens que ligará São Paulo com Campinas, o Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte.

O Grupo Comporte é administrado pela família Constantino, responsável pelo fundamento da empresa Gol Linhas Aéreas, e é um dos principais nomes no ramo de transporte do Brasil. Enquanto a China Railway Construction Corporation (CRCC), é uma empresa conhecida mundialmente por sua produção de materiais rodantes.

O leilão foi definido arrematado pelo consórcio, pois teria sido o único a apresentar proposta, a empresa ofereceu desconto de 0,01% na contraprestação, o que muda o valor a ser pago pelo Estado, agora para R$8,06 bilhões, de acordo com informações da CNN Brasil. 

O consórcio vencedor também levou do leilão o poder de operar um Trem Intrametropolitano (TIM) para atender passageiros em Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, no interior de São Paulo, e será responsável pela operação da Linha 7-Rubi, hoje administrada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). 

Até o momento estima-se um prazo de 30 anos para a concessão, a partir do início da operação dos novos ramais ou da extensão do serviço comercial da Linha 7.

CPTM Leilão para linha Grupo Comporte Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte CRCC

Leia também