Política

URGENTE! Joe Biden desiste de disputa pela presidência dos Estados Unidos

O anúncio foi feito neste domingo (21)

URGENTE! Joe Biden desiste de disputa pela presidência dos Estados Unidos - Imagem: Reprodução/Instagram

Manoela Cardozo Publicado em 21/07/2024, às 15h06

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21/7) que desistiu de concorrer à reeleição para a Casa Branca.

Nas últimas semanas, a pressão para que ele abandonasse a candidatura aumentou devido a várias gafes em discursos e debates, levantando dúvidas sobre sua capacidade mental e física para governar o país por mais quatro anos. O novo candidato do Partido Democrata ainda será anunciado.

Aos 81 anos, a saúde de Biden foi um dos principais focos de ataque do ex-presidente Donald Trump durante a campanha presidencial.

Questionado por jornalistas algumas semanas antes da desistência, Biden afirmou que é testado "todos os dias" e submetido a avaliações neurológicas.

"Se meus neurologistas dissessem que preciso fazer mais exames, eu os faria", disse ele na ocasião.

Esta seria a quarta corrida presidencial de Biden, que foi vice do ex-presidente Barack Obama em 2008 e 2012, e concorreu em 2020, quando venceu Trump.

No final de junho, Biden foi duramente criticado após um debate presidencial transmitido pela CNN, onde enfrentou Trump. Na ocasião, Trump intensificou as dúvidas sobre a capacidade de Biden governar em um novo mandato.

Durante o debate, Biden se atrapalhou ao responder às críticas, aparentando perda de raciocínio, baixa energia e falhas na dicção. A performance fraca no debate foi o estopim para as conversas sobre a desistência de Biden.

No dia seguinte ao debate, ele mesmo admitiu que "teve uma noite ruim" e que "cometeu um erro". A partir daí, as especulações sobre sua retirada da corrida presidencial se intensificaram, culminando no anúncio oficial de sua desistência.

Agora, o Partido Democrata se encontra na tarefa de escolher um novo candidato para a próxima eleição presidencial, buscando alguém que possa enfrentar Trump com mais vigor e evitar as controvérsias que cercaram a campanha de Biden.

pic.twitter.com/RMIRvlSOYw

— Joe Biden (@JoeBiden) July 21, 2024
Saúde Donald Trump casa branca GAFES Joe Biden reeleição debate presidencial desistência Partido Democrata capacidade governativa

Leia também