FRANÇA

Sinos de Notre-Dame voltam a tocar após 4 anos

Sinos soaram novamente após mais de cinco anos de silêncio, desde o devastador incêndio de abril de 2019

Sinos de Notre-Dame voltam a tocar após 4 anos - Imagem: Reprodução / X / @Agenzia_Ansa

William Oliveira Publicado em 08/11/2024, às 08h51

Na manhã desta sexta-feira (8), os sinos do campanário norte da icônica Catedral de Notre-Dame, em Paris, soaram novamente após mais de cinco anos de silêncio. Este acontecimento marca um passo significativo no processo de reabertura da catedral, prevista para 7 de dezembro, após o devastador incêndio de abril de 2019.

Por volta das 10h30 no horário local (6h30 em Brasília), cada sino foi acionado individualmente por motores, simbolizando um marco importante na restauração do monumento. Philippe Jost, diretor do organismo público responsável pela reconstrução da catedral, destacou a relevância desse momento como uma "etapa bonita e simbólica".

Desde o incêndio que abalou a estrutura gótica da catedral, esta é a primeira vez que todos os sinos tocaram juntos. Alexandre Gourgeon, representante da empresa encarregada da reinstalação dos sinos, expressou sua emoção ao descrever o evento como um "grande feito", embora tenha reconhecido que ajustes ainda são necessários para alcançar a perfeição sonora.

Os testes individuais nos sinos foram realizados no dia anterior, assegurando que cada um estivesse em condições adequadas para este retorno sonoro. A reinstalação dos sinos representa um avanço crucial na complexa tarefa de reconstruir uma das mais veneradas catedrais do mundo ocidental, listada como Patrimônio Mundial pela UNESCO e um dos pontos turísticos mais visitados da Europa.

Durante o incêndio que destruiu parte do campanário norte, os sinos foram removidos para serem restaurados. Todo o processo incluiu a limpeza do pó de chumbo e reparos detalhados antes que eles pudessem ser reinstalados com segurança. Entre os oito sinos, destacam-se "Gabriel", pesando mais de quatro toneladas, e "Jean-Marie", com 800 quilos, nomeado em homenagem ao cardeal Jean-Marie Lustiger.

O retorno dos sinos à Notre-Dame foi marcado por uma cerimônia em setembro, onde foram abençoados antes de serem colocados novamente em seu lugar tradicional.

Incêndio Paris TESTES REABERTURA RESTAURAÇÃO RECONSTRUÇÃO cerimônia Patrimônio Mundial Notre-Dame sinos campanário

Leia também