Meio Ambiente

Incêndios no Pantanal atingem Transpantaneira, principal rota de acesso ao bioma em MT

Isso se deve às altas temperaturas, que ultrapassam os 40°C, e aos ventos intensos que impulsionam o avanço das chamas

Incêndios no Pantanal atingem Transpantaneira, principal rota de acesso ao bioma em MT. - Imagem: reprodução Twitter@ocafezinho

Lillia Soares Publicado em 16/11/2023, às 16h24

Os incêndios no Pantanal atingiram a rodovia Transpantaneira, que é a principal rota de acesso ao bioma em Mato Grosso. Em 2023, o fogo já consumiu um milhão de hectares do Pantanal, três vezes mais do que o registrado durante todo o ano de 2022.

A propagação do incêndio para a Transpantaneira é motivo de apreensão para proprietários de fazendas e para aqueles que dependem do turismo na região.

As equipes estão criando aceiros, que são faixas de terreno limpo, na tentativa de conter a propagação do incêndio. Conforme informações do portal G1, um total de 256 indivíduos estão envolvidos nos esforços de combate, continuando as operações mesmo durante a noite.

Isso se deve às altas temperaturas, que ultrapassam os 40°C, e aos ventos intensos que impulsionam o avanço das chamas.

Em novembro, o Pantanal enfrenta um aumento recorde nos focos de incêndio, totalizando 3 mil em apenas 15 dias, o que representa um acréscimo de 30% em comparação com o recorde anterior registrado para o mês inteiro.

Desde janeiro até o momento, aproximadamente 7% da extensão do Pantanal já foi consumida pelo fogo, conforme indicado pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da UFRJ.

fogo Mato Grosso RODOVIA UFRJ pantanal incêndios fazendas Hectares Principal rota Tranpantaneira

Leia também