Religião

Histórico: Papa Francisco dá direito ao voto às mulheres pela 1ª vez em reunião de bispos

O encontro reúne religiosos de todo o mundo para decisões importantes da Igreja Católica

O Papa Francisco autorizou que no próximo Síndono dos Bispos as mulheres tenham direito à votação. - Imagem: reprodução I TV Globo

Juliane Moreti Publicado em 26/04/2023, às 17h24

Nesta quarta-feira (26), o Vaticano publicou a autorização do Papa Francisco para que no próximo Síndono dos Bispos, pela primeira vez, as mulheres tenham direito à votação nessas reuniões que são responsáveis por decisões ideológicas e internas.

De acordo com informações do portal G1, o próximo Síndono acontece em outubro deste ano. Até agora, somente homens podiam participar diretamente. Durante o encontro, bispos de todo o mundo apresentam propostas ao Papa.

Depois disso, o líder religioso elabora um documento oficial levando em consideração as ideias mostradas. Agora, cinco mulheres principais se juntarão aos homens para apresentar medidas, além de outras 35 mulheres ligadas à Igreja Católica e outros 35 responsáveis que não são bispos. 

Desde que se tornou Papa, o líder está dando lugares às mulheres em cargos administrativos, para fazerem parte do seu conselho e ainda diz que ''toda vez que uma mulher recebe um cargo no Vaticano, as coisas melhoram''.

Papa Francisco votação IGREJA CATÓLICA VATICANO Síndono dos Bispos mulheres votarão no Síndono dos Bispos

Leia também