COLUNA

Um debate fatídico

Debate na Band TV - Imagem: Reprodução | YouTube

Marcus Vinícius De Freitas Publicado em 14/08/2024, às 06h00

O Debate Municipal em São Paulo revelou, uma vez mais, um dos grandes problemas que o Brasil enfrenta: a falta de responsabilidade por parte dos partidos políticos de apresentar candidatos que estejam aptos e capazes a assumirem a direção de uma cidade como São Paulo.

Novamente, a democracia como regime político que tenta atender as demandas populares, infelizmente, tem levado o carisma e a popularidade a assumirem um papel mais importante do que capacidade administrativa.

No debate, observamos candidatos despreparados para assumir a direção efetiva de uma cidade que tem inúmeros problemas na área educacional, segurança, saúde e bem-estar social. São Paulo se transformou num cemitério de ideias novas quanto a melhor maneira de administrar a cidade. A cidade parou no tempo e poucas coisas têm sido feitas no sentido de modernizar o serviço público, as instituições e, principalmente, a questão da segurança pública, sempre abandonada.

A história ensina que uma das razões pelas quais a humanidade aceitou a ideia de ter um governo está baseada no fato de que a segurança coletiva seria o primeiro compromisso da coletividade. No contrato social entre indivíduo e governo, a segurança é o elemento fundamental da vida em sociedade: o indivíduo abre mão das armas e transfere ao estado o monopólio da violência, baseado na crença de que o estado o protegerá em todas as circunstâncias contra o abuso da violência.

Nos últimos anos, temos observado que a segurança no Brasil tem deteriorado substancialmente. O cidadão paulistano, em particular, é condenado a agir segundo as regras impostas pela marginalidade. A insegurança prevalece em todos os lugares.

Os candidatos participantes do debate eleitoral pareciam distantes da triste realidade que enfrenta o cidadão paulista. A questão educacional deteriorada já é antiga e sempre presente em todos os debates que acontecem no Brasil. A qualidade de educação somente deteriora. Crianças e adolescentes perdem a capacidade intelectual. A competitividade do Brasil piora cada vez mais.

A cidade enfrenta sérios desafios. Destaco três:

1.⁠ ⁠Altas Taxas de Criminalidade: São Paulo tem uma alta taxa de criminalidade, incluindo problemas com crimes violentos, crime organizado e tráfico de drogas.

2.⁠ ⁠Qualidade Educacional: Há enormes disparidades na qualidade da educação entre diferentes áreas, com escolas subfinanciadas e superlotadas. Ademais, ainda há altas taxas de evasão, particularmente entre comunidades marginalizadas, o que limita sobremaneira as oportunidades de mobilidade social.

3.⁠ ⁠Governança Administrativa: A cidade possui enormes ineficiências burocráticas, corrupção e dificuldades na implementação eficaz de políticas públicas.

Ao se observarem os candidatos no debate a impressão que se tinha era de que efetivamente não havia preocupação efetiva em resolver problemas, principalmente pela falta de qualidade intelectual dos candidatos.

Falta, ainda, a capacidade de repensar a cidade para melhorar a sua infraestrutura.  Um bom prefeito deve incorporar qualidades e responsabilidades para exercer uma liderança eficaz para a cidade.

São Paulo, a maior cidade do Brasil e uma das áreas urbanas mais populosas do mundo, possui vários desafios importantes. Nenhum dos candidatos parece preencher os requisitos mínimos para ocupar uma posição tão importante e enfrentar os enormes desafios da cidade. Os partidos políticos deveriam ter vergonha ao oferecer esse menu de candidatos à população.

Sao Paulo debate na Band debate municipal sp

Leia também