O projeto, apresentado nesta quinta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, é considerado o maior da história
Jair Viana Publicado em 03/04/2025, às 15h47
O governo de São Paulo anunciou o programa “São Paulo pra Toda Obra”, destinado a modernizar o sistema rodoviário do estado com investimentos de R$ 30 bilhões. O projeto, apresentado nesta quinta-feira (3) no Palácio dos Bandeirantes, é considerado o maior da história na área, abrangendo melhorias em rodovias públicas e concedidas. A iniciativa prevê mais de 1,5 mil obras, focadas em infraestrutura, segurança viária, geração de empregos e desenvolvimento econômico.
As intervenções incluem ações do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e das concessionárias supervisionadas pela Artesp (Agência de Transporte do Estado). O plano reúne obras já finalizadas em 2023 e 2024, além de projetos em andamento e futuros. Durante o lançamento, o governador Tarcísio de Freitas autorizou o início de 62 novas obras, com investimento total de R$ 1 bilhão.
Em seu discurso, o governador destacou que o programa vai além da infraestrutura física, impactando diretamente a vida da população. “São pessoas que ganharão tempo em deslocamentos, segurança nas viagens e condições melhores para o transporte de produtos. É uma forma de levar prosperidade a todas as regiões do estado”, afirmou. O objetivo é fortalecer setores como logística e turismo, além de reduzir custos e acidentes.
Estimativas indicam a criação de 252,6 mil empregos, sendo 86,7 mil em obras já concluídas e 168,8 mil nas etapas em execução ou planejadas. Mais de 34 milhões de pessoas em 540 municípios serão beneficiadas. O programa abrange 22,3 mil quilômetros de intervenções, incluindo pavimentação, duplicação, iluminação e recuperação de vias.
Das 1,5 mil obras previstas, 544 já foram entregues, 208 estão em andamento e 829 aguardam início. O DER gerencia 617 projetos, com R$ 14,5 bilhões investidos, enquanto a Artesp supervisiona 964 ações nas rodovias concedidas, totalizando R$ 15,4 bilhões. As regiões com maior aporte são Grande São Paulo (R$ 4,3 bi), Central (R$ 3,19 bi), São José dos Campos (R$ 3,14 bi), Campinas (R$ 2,99 bi) e São José do Rio Preto (R$ 2,94 bi).
Entre as novas ordens de serviço autorizadas, 61 são convênios para melhorias em estradas vicinais, beneficiando 70 cidades, e uma destinada à recuperação da SP-322, em Bebedouro, com investimento de R$ 67,1 milhões. As intervenções municipais incluem pavimentação e recuperação funcional em mais de 574 quilômetros de vias.