FUTEBOL

Torcedores do Valencia são condenados após ofensas racistas contra Vinicius Júnior

Esta sentença é a primeira desse tipo na Espanha

Torcedores do Valencia são condenados após ofensas racistas contra Vinicius Júnior. - Imagem: reprodução/Instagram@vinijr

Lillia Soares Publicado em 10/06/2024, às 15h52

Nesta segunda-feira (10), LaLiga anunciou que três torcedores do Valencia foram condenados a 8 meses de prisão por ofensas racistas contra Vinicius Júnior. Além da pena de prisão, eles foram proibidos de frequentar estádios de futebol em jogos organizados pela Federação Espanhola de Futebol por dois anos e condenados a arcar com os custos do processo. Esta sentença é a primeira desse tipo na Espanha.

Inicialmente, conforme informa o portal Metrópoles,  os três torcedores foram sentenciados a 12 meses de prisão, mas a pena foi reduzida em um terço após um acordo durante a fase de investigação preliminar. O incidente ocorreu em 21 de maio de 2023, no estádio Mestalla. Além disso, os acusados foram considerados culpados com agravante de discriminação racial.

Vinicius Júnior foi alvo de insultos racistas durante a partida entre Valencia e Real Madrid pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol de 2023, que terminou com a vitória do Valencia por 1 a 0. O jogo foi interrompido aos 24 minutos do segundo tempo devido aos gritos racistas de parte da torcida do Valencia contra o atacante brasileiro.

Os insultos foram ouvidos em vários momentos da partida, mas se intensificaram aos 24 minutos do segundo tempo. Após Vinicius Júnior reclamar com a arbitragem, o jogo foi paralisado até que a situação fosse controlada.

futebol jogos REAL Madrid CAMPEONATO ESPANHOL CULPADOS ARBITRAGEM CONDENADOS LaLiga Torcedores do Valencia Ofensas racisas

Leia também