Celebridades

Viúva de Pelé é impedida de receber herança automaticamente e motivo choca

O Rei do Futebol se casou com Márcia Aoki aos 75 anos

Viúva de Pelé, Márcia Aoki, é impedida de receber herança automaticamente e motivo choca - Imagem: reprodução Instagram @pele

Jessica Anjos Publicado em 25/02/2023, às 20h56

A herança de Pelé, o Rei do Futebol, está em cerca de R$79 milhões. Um fato que chama atenção, além da quantidade de herdeiros, os seis filhos do craque, é a viúva do ex-jogador Márcia Aoki não ser considerada herdeira por direito. Isso acontece porque algumas imposições da legais para pessoas que se casam após os 70 anos impede que ela receba a herança automaticamente.

Segundo o Código Civil brasileiro, a viúva não pode receber o patrimônio do marido de forma automática. Márcia e Pelé se casaram quando o craque já tinha 75 anos de idade. 

De acordo com a legislação brasileira diz que o casal não pode escolher o tipo de regime no qual querem se casar quando tem mais de 70 anos, nessa fase é obrigatório a separação total de bens.

O que significa que tudo que uma das partes tenha adquirido antes do casamento não é compartilhada com o outro, caso um dos dois morra, o outro não tem direito à herança.

Porém, de acordo com UOL, isso não quer dizer que a viúva de Pelé ficará sem nada, já que, em tese, há outras formas de destinar o patrimônio para o cônjuge. 

A advogada Laísa Santos, especialista em planejamento patrimonial e sucessário pela FGV, em entrevista ao UOL, explicou que segundo a norma, em vigor desde 2003, tem como finalidade proteger o cidadão do famoso "golpe do baú" quando o casamento é feito por viés econômico somente.

A especialista diz que a separação obrigatória de bens para aqueles que têm acima de 70 anos é uma "intromissão indevida do Estado na vida íntima dos indivíduos".

"Fere a autonomia e a liberdade da pessoa que se casa nessa idade. O fato de completar 70 anos, por si só, não deveria significar incapacidade de escolha e impossibilidade de praticar atos civis, principalmente na questão patrimonial das relações afetivas", defendeu.

A advogada comenta que a defesa da viúva de Pelé pode argumentar que há algo inconstitucional no artigo 1.641, inciso II, do Código Civil, que obriga essa separação de bens que ela teve com o Rei do Futebol.

"Poderia dizer que presumir a incapacidade de decidir sobre o patrimônio por causa da idade fere os princípios constitucionais de dignidade da pessoa humana, além de escancarar uma discriminação aos idosos", apontou Laísa.

Famosos HERANÇA celebridades Celebridade Pelé Rei do Futebol viúva de Pelé Márcia Aoki

Leia também