Polêmico

Defesa do assassino de Henry Borel quer proibir caso de ser exibido no Linha Direta

O caso estava previsto para ir ao ar na próxima quinta-feira (18)

Nos bastidores, a decisão contra a Globo é vista como censura prévia - Imagem: reprodução TV Globo

Vitória Tedeschi Publicado em 17/05/2023, às 14h48

A defesa do ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Dr. Jairinho, conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que proíbe a Globo de exibir uma edição do Linha Direta que estava programada para ir ao ar nesta quinta (18).

A terceira edição do programa, que foi um sucesso entre os anos de 1990 e 2007 e voltou neste ano, abordaria o assassinato do menino Henry Borel, de 4 anos, que aconteceu em 2021. Jairinho é acusado de ter matado o garoto, e a mãe de Henry, Monique Medeiros, foi denunciada como cúmplice.

Segundo a coluna de Patrícia Kogut, do Jornal O Globo, juíza que acatou a liminar, Elizabeth Machado Louro, alegou que o Linha Direta pode influenciar a opinião pública, já que o caso será submetido a júri popular.

O processo ainda pende de julgamento, e a exibição em canal aberto e por emissora de grande alcance não parece servir aos propósitos informativos que possam ser alegados", pontuou a magistrada.

"O réu deverá ser julgado por um corpo de juízes leigos, e tal exposição poderá colocar em risco a imparcialidade dos julgadores", acrescentou Elizabeth Machado Louro.

De acordo com o Notícias da TV, a decisão chama a atenção porque o caso não está sob segredo de Justiça, e liminares para impedir a exibição de reportagens sobre a investigação jamais foram concedidas anteriormente. Além disso, o site também revelou que a Globo já recorreu da decisão e que, por enquanto, suspendeu as chamadas do Linha Direta na programação.

Vale citar que, nos bastidores, a decisão contra a Globo é vista como censura prévia, algo considerado inconstitucional e que já foi derrubado em entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), além de ser proibido pela constituição federal de 1988.

justiça HENRY BOREL TV Globo Pedro Bial linha direta Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Leia também