Emprego

Número de pessoas desempregadas a mais de dois anos é o menor do período desde 2015

Houve um recuo de 17,3% em relação ao segundo trimestre do ano passado

Houve um recuo de 17,3% em relação ao segundo trimestre do ano passado - Imagem: Reprodução / Pixabay

Gabriela Thier Publicado em 15/08/2024, às 17h53

O percentual de pessoas que procuram emprego há dois anos ou mais caiu 17,3% no segundo trimestre deste ano. Isso significa que 1,7 milhão de pessoas no país estavam nesta situação neste período, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Contínua (Pnad-C), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O contingente não chega a um número tão baixo no segundo trimestre desde 2015,ano em que 1,4 milhão de pessoas procuraram trabalho por mais de dois anos. O grupo continua a representar 22,4% das pessoas em busca de emprego, apesar do recuo.

A maioria dos desempregados se encaixa nos que buscam trabalho há mais de um mês ou há menos de um ano (47,8 por cento do total), categoria que também teve queda de cerca de 15,2%.

Já no recorte de gênero, a taxa de desemprego entre as mulheres é de 8,6%, o menor percentual desde 2014 (7,9%), com tudo, a diferença em relação ao homens ainda é evidente, já que o sexo masculino apresenta uma taxa de 5,6%, ambos para o segundo trimestre do ano

desemprego IBGE Disparidade de gênero

Leia também