O grupo varejista espanhol fez o anuncio da venda nesta sexta-feira (31)
Lillia Soares Publicado em 31/05/2024, às 16h11
O grupo varejista espanhol Dia anunciou nesta sexta-feira (31) que venderá suas operações no Brasil. A decisão faz parte de uma estratégia para focar em mercados mais rentáveis, como Espanha e Argentina.
A MAM Asset Management, uma gestora de ativos brasileira pertencente ao Banco Master, adquirirá a rede de supermercados do Dia no Brasil, conforme comunicado ao órgão regulador do mercado de ações espanhol. Antes da venda, o grupo espanhol transferirá 39 milhões de euros para sua unidade brasileira.
Conforme informa o portal CNN, a transação resultará em um impacto contábil negativo de 101 milhões de euros para o Dia. Em março, o grupo já havia anunciado o fechamento de mais de 300 lojas e três centros de distribuição no Brasil, mantendo em operação 244 unidades em São Paulo.
Além disso, a empresa pretende vender ativos para reduzir sua dívida financeira líquida, e no ano passado também anunciou sua saída de Portugal, onde possuía cerca de 500 supermercados.
“Desde sua chegada ao Brasil em 2001, o Grupo Dia fez fortes investimentos no país, que não trouxeram o retorno esperado”, disse a subsidiária brasileira nesta sexta-feira. “A situação resultou na decisão de focar na Espanha e na Argentina, onde o grupo atualmente possui “posição relevante”.
As operações do Dia em São Paulo empregam mais de 2.500 trabalhadores, segundo informações da subsidiária brasileira.