Aumento Real

Governo Federal consegue arrecadação de quase 10% no primeiro semestre

Receita afirma que o acréscimo é reflexo de bom desempenho econômico

Receita afirma que o acréscimo é reflexo de bom desempenho econômico - Imagem: Divulgação / Receita Federal

Gabriela Thier Publicado em 25/07/2024, às 18h04

A Receita Federal informou nesta quinta-feira (25) que o primeiro semestre do ano fechou com a arrecadação do governo em 9,08%, apresentando um aumento real equivalente a R$1,289 trilhão.

O aumento no período, de acordo com a Receita, pode ser atribuído ao bom desempenho da atividade econômica, principalmente em termos de produção industrial, venda de bens e serviços e aumento da massa salarial.

"Esse resultado se deve ao crescimento real de 7,06% da massa salarial. Além disso, houve postergação do pagamento da Contribuição Previdenciária e do Simples Nacional para os municípios do Rio Grande do Sul declarados em estado de calamidade pública e crescimento de 14% no montante das compensações tributárias com débitos de receita previdenciária, no período de janeiro a junho de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior", justificou a Receita.

Também foi citado o crescimento real de 20,59% da arrecadação do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre Capital, além da perda estimada em R$8 bilhões devido às enchentes no Rio Grande do Sul.

Receita federal GOVERNO FEDERAL RIO GRANDE DO SUL arrecadação

Leia também