Diário de São Paulo
Siga-nos
Polícia Federal

Polícia e Receita Federal desarticulam esquema bilionário de fraudes tributárias

PF e Receita Federal desarticulam um esquema fraudulento de compensação de débitos tributários, com operação em diversas cidades de São Paulo

Carro da Polícia Federal - Imagem: Reprodução / Senhor Carros
Carro da Polícia Federal - Imagem: Reprodução / Senhor Carros

Sabrina Oliveira Publicado em 18/06/2024, às 12h41


A Polícia Federal (PF) em Campinas deflagrou nesta terça-feira (18/6) uma operação em conjunto com a Receita Federal para desmantelar uma organização criminosa especializada em fraudar declarações de compensação de débitos tributários. Estima-se que o esquema tenha desviado mais de R$1 bilhão.

A compensação tributária é um recurso legal que permite aos contribuintes recuperar impostos pagos a mais ou indevidamente. A operação cumpre sete mandados de busca e apreensão em diferentes cidades da região metropolitana de São Paulo e do interior do estado, incluindo Osasco, Sorocaba, Campos do Jordão, Praia Grande e São Paulo.

Os investigados, que tiveram R$90 milhões em bens e valores bloqueados, devem responder pelos crimes de sonegação tributária, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A investigação teve início após a descoberta de que uma empresa sediada em Hortolândia, interior de São Paulo, teria se utilizado de créditos falsos para compensar débitos perante à Receita Federal. A ação contou com a participação de 30 policiais federais e 17 servidores da Receita Federal.

Compartilhe  

últimas notícias