Gastos mensais

Conta de luz mais barata? Aneel decide manter bandeira verde no mês de março

A medida foi anunciada pelo órgão por causa da ''segurança energética'' no país

Aneel notificou que a ação 'bandeira verde' continuará presente na conta de luz dos brasileiros em março. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 28/02/2023, às 14h15

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) notificou que a ação 'bandeira verde' continuará presente na conta de luz dos brasileiros no mês de março. O mesmo aconteceu em fevereiro de 2023, com um alívio aos consumidores.

Isso significa que a despesa não terá acréscimos (custo adicional) para compensar a produção mais cara. A ação é válida, portanto, para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN)

De acordo com o órgão, conforme informações do portal Terra, a 'bandeira verde' é resultado das melhorias na quantidade de água dos reservatórios das hidrelétricas, não sendo necessário acionar empreendimentos das outras outras usinas, como por exemplo a termelétrica.

Para comprovar a boa fase de ''segurança energética'', a Aneel anunciou que mais de 1280,2 megawatts de energia foram incorporados à matriz brasileira no primeiro mês do ano. Sendo assim, mais de 80% desse total é originário de fontes renováveis, entre elas eólicas e usinas fotovoltaicas (fonte soltar).

Sendo assim, a geração da produção de energia torna-se estabilizada. Então, neste ano de 2023, o custo acabará bem menor do que o anúncio do no ano de 2022 pela chamada 'estimativa de aumento' aos brasileiros.

Apesar do cenário favorável, ainda é preciso que o uso racional seja feito para manter em mãos a melhor estratégia econômica e que pode manter um baixo custo ao longo do tempo, evitando também desperdícios. 

Conta de luz aneel bandeira verde Energia Elétrica Agência Nacional de Energia Elétrica Sistema Interligado Nacional

Leia também