PF confirma que restos mortais encontrados na Amazônia são do jornalista Dom Phillips

-

Redação Publicado em 17/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 19h16

A Polícia Federal confirmou nesta sexta-feira (17) que os restos mortais encontrados na região do Vale do Javari (AM) são do jornalista inglês Dom Phillips. Segundo os investigadores, o resultado foi definido a partir da análise da arcada dentária.

As autoridades afirmaram também que devem confirmar em breve a identificação dos restos mortais do indigenista Bruno Araújo Pereira.

“A confirmação foi feita com base no exame de Odontologia Legal combinado com a Antropologia Forense. Encontram-se em curso os trabalhos para completa identificação dos remanescentes para a compreensão das causas das mortes, assim como para indicação da dinâmica do crime e ocultação dos corpos”, declarou à PF.

Em nota, a entidade informou também que as investigações indicam que não houve mandante ou organização criminosa envolvida no assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips. Até o momento, a apuração aponta que os suspeitos presos, Amarildo da Costa Oliveira e Oseney da Costa de Oliveira, agiram “sozinhos”.

Os restos mortais das vítimas foram localizados na quarta-feira (15), segundo anúncio feito pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Por outro lado, o superintendente da Polícia Federal (PF) no Amazonas, Alexandre Fontes, revelou na quarta-feira que Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como “Pelado”, confessou que estava envolvido no assassinato de Pereira e Phillips.

O jornalista e o indigenista desapareceram no dia 5 de junho, enquanto faziam uma viagem na terra indígena do Vale do Javari.

Segundo os investigadores, os dois homens teriam sido mortos a tiros e os corpos deles esquartejados e enterrados. Além dos irmãos Oliveira, outras três pessoas são investigadas pelas autoridades. Na quinta-feira (16), a PF cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa de um dos suspeitos de envolvimento no crime, em Atalaia do Norte.

Até o momento, não informações suficientes para determinar o motivo do crime, no entanto a PF apura se há relação com a atividade de pesca ilegal e tráfico de drogas no Vale do Javari. A região é conhecida como a segunda maior terra indígena do país, mas também pelos conflitos ligados ao desmatamento e ao garimpo.

policia federal Amazônia Crime PF DESTAQUE destaqu DOM PHILLIPS Bruno Araújo Pereira

Leia também