‘Lightyear’, novo filme da Disney Pixar, é proibido em 14 países por cena de casal homossexual

-

Redação Publicado em 15/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 11h32

O filme da Disney Pixar “Lightyear”, derivado de “Toy Story” com o patrulheiro espacial Buzz Lightyear como protagonista, teve a sua exibição proibida em 14 países do Oriente Médio e da Ásia.

De acordo com a Reuters, a Walt Disney não conseguiu permissão para lançar a animação nestes países, entre eles a China, o maior mercado de cinema do mundo, em razão da existência de uma personagem homossexual e, principalmente, pela cena de beijo entre ela e sua parceira.

Em “Lightyear”, a personagem Alisha Hawthorne (Uzo Aduba) é apresentada como homossexual, que vive um romance com sua esposa. O núcleo tem grande relevância na trama e faz parte de uma das motivações do protagonista Buzz (Chris Evans) para partir em sua perigosa missão no espaço sideral.

Em entrevista à agência de notícias, uma produtora do filme, cuja identidade não pôde ser revelada, disse que as autoridades chinesas pediram cortes no filme. No entanto, a Disney se recusou a fazer alterações e, por conta disso, a animação foi barrada no país.

A mesma resistência aconteceu nos Emirados Árabes Unidos, que rejeitaram “Lightyear” por mostrar um casal homossexual que troca um breve beijo. Inicialmente, o filme foi liberado para exibição, mas o governo voltou atrás em sua decisão após protestos de grupos religiosos nas redes sociais.

Segundo as autoridades do país, a homossexualidade é considerada um crime em seu território, assim como em muitos de seus vizinhos no Oriente Médio.

“Lightyear” foi barrado em outros locais como Egito, Kuwait, Indonésia, Malásia, Arábia Saudita, Qatar e Líbano.

Por outro lado, não é a primeira vez que a Disney enfrenta esse tipo de reação. Recentemente, na Arábia Saudita outros dois filmes da companhia tiveram seus lançamentos proibidos.

O filme “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, que apresenta as duas mães lésbicas do personagem America Chavez e “Eternos”, que trouxe o personagem gay, Phastos.

“Lightyear” é dirigido por Angus MacLane, co-diretor de “Procurando Dory” e de curtas de “Toy Story”. No Brasil, o filme será lançado nesta quinta-feira (16). Assista ao trailer:

Indonésia cinema Arábia Saudita China Cultura LIBANO ORIENTE MEDIO Disney FILME EGITO DESTAQUE homossexual ÁSIA EMIRADOS ARABES UNIDOS Buzz Lightyear Kuwait Lightyear Malásia Pixar Qatar Toy Story Walt Disney

Leia também