23 cursos de Direito conquistam selo de recomendação da OAB em SP; apenas 5 são do ensino público

A 7ª edição do Selo OAB Recomenda avaliou neste ano que 23 cursos de Direito ministrados no estado de São Paulo atendem os parâmetros mínimos de

23 cursos de Direito conquistam selo de recomendação da OAB em SP; apenas 5 são do ensino público -

Redação Publicado em 29/04/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h26

A 7ª edição do Selo OAB Recomenda avaliou neste ano que 23 cursos de Direito ministrados no estado de São Paulo atendem os parâmetros mínimos de qualidade estabelecidos pela Ordem dos Advogados do Brasil.

Esses cursos estão concentrados em 10 cidades do estado e apenas cinco deles são de instituições públicas, incluindo duas autarquias municipais. Na capital, sete receberam o selo. Um deles foi o da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco, região do Centro histórico.

Segundo dados do Ministério da Educação, ao todo, existem 356 cursos de Direito em funcionamento no território paulista. Isso significa que apenas 6,4% deles tiveram a qualidade atestada pela OAB.

Porém, nem todos os cursos do estado chegaram a ser avaliados nesta edição do Selo OAB Recomenda, já que, para isso, precisavam cumprir dois critérios básicos de admissibilidade:

A avaliação acontece a cada três anos. Nesta 7ª edição, dos 1.255 cursos de Direito de todo o Brasil elegíveis pelos critérios básicos de admissibilidade, 192 foram recomendados pela Ordem. Cerca de 12% deles estão localizados em SP.

“A nossa metodologia congrega tanto os resultados no Exame quanto também no Enade. É a aplicação de uma fórmula matemática avaliando os percentuais de aprovação nos últimos Exames da OAB, cruzando esses dados com a nota de avaliação do curso Enade, gerando assim um indicador de qualidade que varia de 0 a 10. Se essa nota for de 7 para cima, o curso recebe o Selo OAB“, explica Marco Aurélio de Lima Choy, presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem.

Exemplo de como seria um cálculo envolvido na avaliação do Selo OAB Recomenda — Foto: Reprodução/OAB

Apesar de haver um cálculo para determinar quais cursos recebem o selo, a OAB diz não ser possível estabelecer um ranking das unidades recomendadas, sendo elas apenas classificadas por ordem alfabética dos municípios em que estão localizadas.

Selo OAB Recomenda em SP

Araçatuba

Campinas

Catanduva

Franca

Lorena

Presidente Prudente

Ribeirão Preto

São Bernardo do Campo

São Paulo

Sorocaba

.

.

.

.

.

.

G1

OAB DIARIO DE SAO PAULO SPDIÁRIO DESTAQUE DIA A DIA

Leia também