Diário de São Paulo
Siga-nos

A policia civil cumpre a constituição e não vontade de governador, diz Associação dos Delegados de SP

O Delegado Gustavo Mesquita, presidente da Associação dos Delegados de SP, reagiu às declarações do governador de São Paulo, João Doria (PSDB) que, junto com

A policia civil cumpre a constituição e não vontade de governador, diz Associação dos Delegados de SP
A policia civil cumpre a constituição e não vontade de governador, diz Associação dos Delegados de SP

Redação Publicado em 17/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h52


Segundo o presidente da Associação dos Delegados de São Paulo, Gustavo Mesquita, a polícia civil é instituição de Estado e não de governo. Diz ainda que, em caso de necessidade, a corporação cumprirá a Constituição e não a decisão de Doria.
por Jair Viana

O Delegado Gustavo Mesquita, presidente da Associação dos Delegados de SP, reagiu às declarações do governador de São Paulo, João Doria (PSDB) que, junto com outros 13 governadores, manifestou apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), colocando a polícia civil paulista à disposição para proteger os membros da corte em caso de qualquer ameaça.

“A Polícia Civil é uma instituição de Estado, não de governo. Neste sentido estaremos sempre prontos a cumprir com nosso dever que emana da Constituição Federal, que é defender a integridade das instituições e o próprio Estado Democrático de Direito”.  Ele ainda observou que uma eventual atuação da Polícia Civil na proteção dos ministros, decorre de atribuição constitucional e não de uma determinação do governador.

“Se precisar, a polícia assim o fará, por força da sua atribuição constitucional e não por vontade do governador do Estado, que transitoriamente ocupa essa cadeira e não tem o poder de determinar como a polícia civil deve agir ou deixar de agir”, afirmou o delegado.

No caso de uma ruptura institucional, Mesquita deixou claro que a Polícia agirá para preservar as instituições e a democracia em qualquer situação.

O Diário aguarda manifestação do governo sobre o assunto.

Compartilhe  

últimas notícias