Diário de São Paulo
Siga-nos

Tati Weston-Webb é campeã da etapa de Margaret River da WSL

A brasileira Tatiana Weston-Webb é a grande campeã da quarta etapa da Liga Mundial de Surfe (WSL), que terminou na madrugada desta segunda-feira, em Margaret

Tati
Tati

Redação Publicado em 10/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h34


Brasileira derrota Stephanie Gilmore e assume a vice-liderança do Tour

A brasileira Tatiana Weston-Webb é a grande campeã da quarta etapa da Liga Mundial de Surfe (WSL), que terminou na madrugada desta segunda-feira, em Margaret River, na Austrália. Na decisão, a gaúcha criada no Havaí derrotou a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore por 16,23 a 15 para chegar ao seu segundo título na carreira e pular para a vice-liderança do circuito.

– Eu nem consigo explicar essa sensação incrível que estou sentindo. A Steph (Gilmore) é uma das melhores surfistas de todos os tempos que sempre admirei muito, então foi incrível enfrentá-la em uma final. Você não costuma surfar contra uma surfista sete vezes campeã mundial e estou muito grata por ter vencido – disse Tati.

Com os 10 mil pontos da vitória, Tati chegou a 26.495 pontos no ranking, ficando atrás apenas da havaiana Carissa Moore (29.970). No caminho até a final contra Gilmore, a brasileira enfrentou a também australiana Bronte Macaulay, que horas antes da bateria recebeu a notícia que seu irmão havia falecido.

– Queria mandar minhas condolências para a família da Bronte. Amo muito vocês e sinto muito pela perda de vocês. Quero também aproveitar para mandar um beijo para a minha mãe por ser o Dia das Mães. Foi demais essa vitória – comemorou Tati.

O único título que a brasileira havia conquistado na elite até então tinha sido em 2016, no Aberto dos EUA, em Huntington Beach. Em 2019, Tati também chegou na final em Margaret, mas acabou perdendo para a americana Lakey Peterson. A brasileira, que vinha de um vice-campeonato em Sydney, já soma 9 finais na carreira na elite.

A quinta etapa do Tour começa no próximo sábado, em Rottnest Island, também no Oeste da Austrália.

Brasileira conseguiu importante vitória — Foto: Dunbar / WSL

Brasileira conseguiu importante vitória — Foto: Dunbar / WSL

Top-5 do ranking após 4 etapas:

1 – Carissa Moore (HAV) – 29.970
2 – Tatiana Weston-Webb (BRA) – 26.495
3 – Stephanie Gilmore (AUS) – 22.035
4 – Caroline Marks (EUA) – 21.305
5 -Tyler Wright (AUS) – 19.965

Tati passa por Bronte, que vive drama familiar

Depois de dois adiamentos seguidos, as ondas voltaram a quebrar com perfeição no Main Break para a conclusão das 3 baterias restantes do feminino. Em busca de sua segunda final seguida, Tati enfrentou nas semis a local Bronte Macaulay. A australiana entrou na bateria momentos depois de saber da morte do seu irmão, o também surfista Jack Macaulay. A causa do óbito ainda não foi divulgada.

Em meio ao drama familiar da adversária, Tati sofreu alguns sustos no fim da bateria, com a australiana precisando de um 4,10 para virar. Mas, na última onda do duelo, a brasileira conseguiu a melhor nota do confronto (7,17) e venceu por 12,27 a 9.

Tati brilha contra Stephanie

Na decisão, Tati encarou a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore, que eliminou na semis a líder do ranking Carissa Moore. E a brasileira já abriu a disputa com a sua melhor onda na final: um 8,5, depois de acertar uma rasgada e finalizar a onda com uma batida difícil. A brasileira conseguiu mais uma nota 5 (13,50 no total), enquanto Stephanie somava 6,83 e um 6 (12,83).

Faltando 7 minutos para o fim, Tati pegou mais uma onda grande da série, que ela finalizou com uma batida sumindo na espuma branca e reaparecendo para tirar um 7,73. Com 16,23 no placar, a brasileira deixou a australiana precisando de um 9,40 para virar. Em sua última onda, Stephanie ainda teve a chance, mas acabou ganhando 8,17 dos juízes.

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias