Diário de São Paulo
Siga-nos
Queda capilar

O uso de boné causa calvície? Dermatologista responde

O dermatologista Marcos Kawasaki esclarece essa crença popular

O uso de boné causa calvície? dermatologista responde. - Imagem: reprodução freepik
O uso de boné causa calvície? dermatologista responde. - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 11/04/2024, às 15h55


Se você faz parte do clube dos bonés, pode ficar sossegado! não precisa se preocupar com a ideia de que usar boné pode deixar seus cabelos mais ralos. Contrariando essa crença popular, não há evidências de que o boné seja o vilão da queda capilar

O uso de boné pode levar, no máximo, a uma alopeciapor tração ou traumática. A possibilidade de isso acontecer é muito pequena, apenas se a pessoa pressionasse muito o boné contra a cabeça e usasse”, explica o dermatologista Marcos Kawasaki.

Entretanto, esses casos são muito incomuns. Conforme informa o portal Metrópoles, a  alopecia por tração geralmente acontece em pessoas que usam tranças apertadas, coques ou prendem perucas e próteses capilares com muita força nos cabelos.

Vale ressaltar que as principais razões para a calvície são a genética, mudanças nos hormônios e problemas emocionais. Além disso, a queda de cabelo pode ser resultado de condições como hipotireoidismo e anemia.

Além disso, nos homens, um excesso de testosterona pode afetar o funcionamento dos folículos pilosos, que são como bolsas onde as raízes dos fios ficam. Quando em excesso, esse hormônio faz com que o cabelo fique mais fino, mais curto e menos pigmentado.

Compartilhe  

últimas notícias