Diário de São Paulo
Siga-nos

Top Gun 2: produtores recorrem à inteligência artificial para reproduzir voz do ator Val Kilmer

Astro de Top Gun foi diagnosticado com câncer na garganta em 2014 e passou por uma traqueostomia

Divulgação
Divulgação

Redação Publicado em 01/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 18h26


O filme “Top Gun: Maverick” tem dado o que falar, especialmente por ter levado os fãs à loucura e já ter conquistado uma das melhores bilheterias do ano. Por outro lado, o filme inova em diversos detalhes, como o uso de tecnologia para viabilizar o retorno do ator Val Kilmer ao longa.

No filme de 1986, Kilmer interpreta Tom “Iceman” Kazansky, o rival de Maverick, papel de Tom Cruise. No entanto, o ator foi diagnosticado com câncer na garganta em 2014. Depois de um longo período de tratamentos, Kilmer passou por uma traqueostomia – procedimento cirúrgico realizado na traqueia para facilitar a passagem de ar até os pulmões. Mas, após a operação, o ator teve sua voz comprometida e ela deixou de ser a mesma que impactou os fãs no primeiro filme de “Top Gun”.

Para contornar esse problema, os produtores recorreram à tecnologia avançada para recriar a voz do ator. Ao longo das filmagens, Val Kilmer trabalhou em parceria com a empresa de software, Sonantic, em Londres, que o ajudou a construir um modelo de sua voz, por meio de inteligência artificial.

O processo contou com apoio de alguns recursos, como antigas gravações da voz do ator que, em seguida, seriam usadas em simulações. Depois que atingiram o tom desejado, a voz artificial foi usada nas cenas de “Top Gun: Maverick” como se Val Kilmer estivesse falando normalmente.

Em entrevista à revista People, o produtor do filme Jerry Bruckheimer, de algum modo, Tom Cruise contribuiu para a volta de Kilmer a “Top Gun”.

“Ele disse que precisávamos ter Val de volta no filme. E ele foi a força-motriz. Todos nós queríamos Val, mas Tom estava irredutível. Se ele fosse fazer outro ‘Top Gun’, Val tinha que estar no filme”.

Também procurada pelo New York Post, a filha do ator, Mercedes Kilmer, disse que ver o pai em cena novamente, após um longo período de tratamento contra o câncer, foi especial.

“Foi emocionante e muito especial para meu pai estar no set com todos os amigos que fizeram este filme quando tinham a minha idade. Significa muito para o meu pai, pois ele está muito orgulhoso desse filme. É isso que ele gosta de fazer”, finalizou.

Compartilhe  

últimas notícias