Diário de São Paulo
Siga-nos

Vacinação contra o HPV em meninos já está disponível em Rio Preto

O Ministério da Saúde ampliou para os meninos de 12 e 13 anos a vacinação gratuita contra o HPV. A intenção do governo é reduzir os casos das doenças

Vacinação contra o HPV em meninos já está disponível em Rio Preto
Vacinação contra o HPV em meninos já está disponível em Rio Preto

Redação Publicado em 03/01/2017, às 00h00 - Atualizado às 20h30


Segundo o Ministério da saúde, vacina está disponível em todo o país.
Governo espera imunizar cerca de 3 milhões de jovens.

O Ministério da Saúde ampliou para os meninos de 12 e 13 anos a vacinação gratuita contra o HPV. A intenção do governo é reduzir os casos das doenças provocadas pelo vírus, como o câncer de colo de útero. A vacinação já está disponível em São José do Rio Preto (SP).

A vacina protege os meninos contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais. Ao todo, estão contidos na vacina quatro tipos de HPV. A expectativa do governo é imunizar cerca de 3 milhões de meninos.

A inclusão dos meninos no programa de vacinação já estava previsto pelo Ministério da Saúde desde outubro de 2016, mas só entrou em vigor agora, em janeiro de 2017.

De acordo com estudos feitos em outros países, a adoção da vacinação contra o HPV em meninos ajudou a redução do número de casos do câncer de colo de útero nas mulheres, uma vez que o principal modo de transmissão do vírus é por relações sexuais.

“O vírus é altamente contagioso e a via de transmissão é sexual. Na maioria das vezes os homens são mais contaminados do que as mulheres, mas a morbidade da doença é menor, então o homem pode passar assintomático”, afirma o médico Francisco Agostinho Júnior.

Compartilhe