Cerca de 30 crianças entre 9 e 12 anos participaram do projeto Samuzinho, em Belém, entre os meses de dezembro do ano passado e janeiro deste ano.
Redação Publicado em 01/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 15h00
Cerca de 30 crianças entre 9 e 12 anos participaram do projeto Samuzinho, em Belém, entre os meses de dezembro do ano passado e janeiro deste ano.
Os pequenos receberam orientações de como fazer os primeiros-socorros quando necessário e vão atuar em ações de conscientização contra o trote no município.
Em 2019, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebeu cerca de setenta e duas mil e trezentas ligações de pedidos falsos de ajuda. Uma média de duzentas por dia. A brincadeira, que de inofensiva não tem nada, prejudica e pode determinar entre a morte e a vida de alguém que de fato precise da ajuda dos bombeiros.
Para o coordenador geral do Samu em Belém, Leonardo Lobato, durante as 40 horas gerais do curso, os participantes têm contato direto com o trabalho das equipes; o que ajuda na conscientização contra este tipo de infração.
Sonora: “O projeto Samuzinho é feito dentro do Samu. E as crianças têm alguns momentos de convivência com nosso trabalho, conhecendo a realidade do Samu; conhecem a importância do Samu para a sociedade. E a partir daí eles começam a se conscientizar que não pode passar trote e passar a transmitir isso no seu meio, na sua família, na escola de que não pode passar trote.”
Leonardo conta ainda que o projeto – também presente em várias cidades do Brasil – acontece na capital paraense há cerca de 20 anos e ao longo deste tempo já conscientizou e formou muitas crianças; algumas delas chegaram a socorrer os irmãos após acidentes e alguns hoje trabalham no serviço de emergência.
Durante todo o primeiro semestre de 2020, os alunos vão participar de cursos de atualização e partir para a prática em ações na comunidade. Entre as atividades previstas está a participação em palestras promovidas pelo Samu.
A nova turma deve ter início em abril. Não há data definida para as inscrições. Então quem quiser participar deve ficar de olho no site da prefeitura em: belem.pa.gov.br. Lembrando que tanto a matrícula como o curso são de graça.
EBC
Leia também
Datena tenta justificar ataque a Marçal citando AVC da sogra: "injustiça"
Datena revela pedido de desculpas de Pablo Marçal antes de cadeirada; veja
Pablo Marçal sofre fratura grave após golpe de Datena em debate
Jojo Todynho anuncia candidatura política: "Preta de direita"
Vidente divulga carta psicografada de MC Kevin para Deolane; leia na íntegra
Quais filmes serão exibidos na Sessão da Tarde desta semana?
Bienal do Livro de SP bate recorde de público com mais de 700 mil visitantes
Após agressão de Datena RedeTV! realizará debate com cadeiras parafusadas
A Fazenda 16: veja quem são o novo time de participantes do reality
Poze do Rodo pede namorada em casamento durante show histórico no Rock in Rio