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Produtores de hortaliças investem em parcerias no noroeste paulista

A produção na horta de Willian Jhonatan de Lima, em Guapiaçu (SP), é pequena, mas é bastante variada. Tem rúcula, almeirão, brócolis e couve e outras verduras.

Produtores de hortaliças investem em parcerias no noroeste paulista
Produtores de hortaliças investem em parcerias no noroeste paulista

Redação Publicado em 20/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h10


A produção na horta de Willian Jhonatan de Lima, em Guapiaçu (SP), é pequena, mas é bastante variada. Tem rúcula, almeirão, brócolis e couve e outras verduras.

A produção começou há dois meses. Willian planta de forma convencional e no sistema hidropônico. Cerca de 90% do que a família colhe passa pela mão de outro produtor antes de chegar ao consumidor final.

Willian fornece hortaliças para Marcos Dionísio, dono de uma horta maior no município de Ipiguá (SP). Depois, a produção é revendida para redes de supermercados e para merenda escolar. A parceria entre os agricultores surgiu quando Marcos percebeu que a margem de lucro era pequena em relação aos custos de produção.

Ele decidiu reduzir a área plantada pela metade. Com a área de cultivo menor e a mesma demanda, o jeito foi buscar parcerias. Hoje são sete hectares com quase 30 produtos, além do que é produzido em conjunto com Willian.

A parceria dá lucro para os dois lados. Marcos fala que fornece a estrutura necessária para a comercialização dos produtos e, em troca, recebe a ajuda para entregar o volume de hortaliças que os clientes querem. Willian diz que se sente mais seguro por contar com a parceria na hora de escoar a produção.

O analista de mercado Luis Lobrigatti diz que esse modelo de sociedade só traz vantagens. Com o apoio técnico e conhecimento de mercado do grande produtor, o pequeno sabe a quantia certa que vai produzir e vender, o que reduz as perdas.

Edenilson Zangalii produz hortaliças há 23 anos em Urupês (SP). São mais de 20 variedades. Para abastecer 60 pontos de venda na região, o agricultor conta com 4 fornecedores, que juntos respondem por até 30% da produção. As parcerias começaram depois que uma grande rede de supermercados ofereceu uma proposta que exigia maior produção.

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