Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeitura de Rio Preto libera 12 milhões para o bispado de Dom Tomé

Por Debora Richard Lima

Prefeitura de Rio Preto libera 12 milhões para o bispado de Dom Tomé
Prefeitura de Rio Preto libera 12 milhões para o bispado de Dom Tomé

Redação Publicado em 28/01/2017, às 00h00 - Atualizado às 22h37


Repasses milionários a Cárita Diocesana e proximidade do Bispo com vereador Eleito

Por Debora Richard Lima

Após as denúncias sobre o convenio milionário que a Cáritas Diocesana mantém com a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, o jornal BOM DIA  foi averiguar os valores de repasse feito pelas secretarias para a Diocesiana do Bispo Dom Tome. A prefeitura mantem 6 convênios com a Caritas.

Verificou-se que em 2016 através da secretaria da educação  a paroquia nossa senhora das graças recebeu 849 mil, a cáritas diocesana recebeu 3 milhões e duzentos mil reais e a cáritas czestochowa recebeu 4 milhões. Também foi verificado que o bispado recebeu 165 mil reais.

A secretaria da mulher repassou quase 1 milhão de reais a caritas em 2016 e a secretaria da assistência social fez um repasse de verbas que somam 900 mil reais.

Em 2015 o convenio também contou com verbas milionárias das secretarias chegando a ser repassado quase 12 milhões para o convenio somente pela secretaria da educação.

O BOM DIA soube por fontes ligadas a Prefeitura que apos as denúncias, nessa quinta-feira, um funcionário da secretaria da educação pediu demissão por não aguentar a “pressão”. O Jornal ira averiguar a ligação desse funcionário com os convênios.

O vereador Fabio Marcondes e o Bispo Dom Tome também podem ficar na mira do Ministério Público para explicar a sua proximidade política e se o dinheiro recebido pela caritas poderia ter sido usado na campanha milionária do candidato, como mostrado pelo BOM DIA anteriormente.

A suspeita e de que verba repassada a Igreja, ao auxilio atleta e pagamentos a terceiros por vereadores reeleitos e ex-candidatos tenham sido usado como compra de votos durante a campanha eleitoral.

A denúncia da peregrinação de nossa senhora de fatima usada em campanha pelo candidato eleito, comprova a relação estreita entre o Bispo e o Vereador Fabio Marcondes.

Também recebemos a denúncia de duas ocasiões  em que apoiadores do vereador Fabio Marcondes deram churrascos em um bar na rua 25 de Janeiro durante a campanha.

O Bom Dia se compromete em verificar as denúncias e elucidar o cidadão  riopretense trazendo respostas para essas e outras indagações. O Jornal também esta a disposição para que as partes envolvidas entrem em contato para esclarecer essas e outras questões.

bisp-1bisp-2bisp-3bisp-4

Bispo Dom Tomé e o vereador Fábio Marcondes

Bispo Dom Tomé e o vereador Fábio Marcondes

Compartilhe