Diário de São Paulo
Siga-nos

Político português diz que deputada negra deveria voltar “ao seu país de origem”

O único deputado de extrema direita em Portuga l, André Ventura , provocou um escândalo ao pedir a uma deputada negra, Joacine Katar Moreira, que “volte para

Político português diz que deputada negra deveria voltar “ao seu país de origem”
Político português diz que deputada negra deveria voltar “ao seu país de origem”

Redação Publicado em 29/01/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h44


André Ventura, deputado da extrema direita de Portugal, apelou para o racismo ao contestar projeto de lei de Joacine Katar Moreira

O único deputado de extrema direita em Portuga l, André Ventura , provocou um escândalo ao pedir a uma deputada negra, Joacine Katar Moreira, que “volte para seu país de origem”, por defender a restituição de obras de arte às antigas colônias portuguesas.

“Proponho que a deputada Joacine seja ela mesma devolvida para seu país de origem. Seria muito melhor para todo o mundo”, disse Ventura ontem no Facebook.

Nesta quarta, o jornal “Publico” publicou um editorial, classificando como “abjeta” a afirmação de Ventura , líder do Partido Chega.

Restituição

Joacine Katar Moreira , do partido de esquerda Livre , nascida em Guiné-Bissau , registrou ontem no Parlamento um projeto de lei para criar uma lista do patrimônio que Portugal deveria devolver para suas antigas colônias.

Ventura foi eleito em outubro de 2019 e se tornou o primeiro deputado de extrema direita no país desde a recuperação da democracia, em 1974. É conhecido por seus comentários depreciativos sobre negros e ciganos.

iG

Compartilhe  

Tags racismo

últimas notícias