Diário de São Paulo
Siga-nos

Investigação sobre pandemia será lançada ‘em momento apropriado’

O chefe da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou, nesta segunda-feira (18), que lançaria uma investigação "independente" sobre a

Investigação sobre pandemia será lançada ‘em momento apropriado’
Investigação sobre pandemia será lançada ‘em momento apropriado’

Redação Publicado em 18/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h28


A Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza uma reunião anual (virtual) de dois dias dos ministros da saúde dos 194 estados membros, onde o debate será dominado pela pandemia de coronavírus.

O chefe da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou, nesta segunda-feira (18), que lançaria uma investigação “independente” sobre a resposta à pandemia pela agência da ONU e seus Estados membros “o mais rápido possível no momento apropriado”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza uma reunião anual (virtual) de dois dias dos ministros da saúde de seus 194 estados membros, onde o debate será dominado pela pandemia de coronavírus. A União Europeia planeja apresentar uma resolução sobre o Covid-19 e está buscando apoio para sua adoção por consenso.

“Lançarei uma avaliação independente o mais rápido possível, no momento apropriado, para revisar as experiências e lições aprendidas e fazer recomendações para melhorar a preparação e resposta nacional e global à pandemia”, afirmou Tedros aos 194 países membros da OMS reunidos virtualmente para sua reunião anual.

A pandemia expôs alguns problemas críticos entre países que podem colocar em risco o combate ao vírus.

Ele enfatizou que a OMS declarou uma emergência de saúde no dia 30 de janeiro, o nível mais alto de alerta, quando haviam menos de cem casos fora da China. Nas semanas seguintes, a organização afirmou que havia uma janela de oportunidade para conter a pandemia.

Compartilhe