Diário de São Paulo
Siga-nos

CPI Covid: Quando a narrativa política invade todos os campos

Dr. Fábio Pagnozzi

CPI Covid: Quando a narrativa política invade todos os campos
CPI Covid: Quando a narrativa política invade todos os campos

Redação Publicado em 05/10/2021, às 00h00 - Atualizado em 06/10/2021, às 16h06


CPI COVID: QUANDO A NARRATIVA POLÍTICA INVADE TODOS OS CAMPOS

Dr. Fábio Pagnozzi

Há alguns meses está ocorrendo no Senado Federal a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura atuações de governos e empresas que prestaram serviços a esses governos no combate e enfrentamento a COVID-19. A CPI é uma das formas de o Poder Legislativo exercer sua função fiscalizadora, que está prevista em lei.

Mas o que tem me chamado muito a atenção nos últimos tempos, é o viés político que é incorporado na CPI por muitos Senadores, fazendo assim com que a própria Comissão, por diversas vezes vire um verdadeiro “circo” colocando em xeque sua atuação e credibilidade.

O meu objetivo com esta coluna de hoje, é trazer uma reflexão racional, sem defender lado A ou B, e sim se atentar as atribuições de uma CPI e como é importante que elas sejam seguidas, para assim, que uma investigação efetiva seja realizada e com isso atenda os anseios da população em geral.

Para exemplificar o que estou comentando, a ida do empresário Luciano Hang na semana passada, além de ter tido uma grande repercussão e audiência, também foi um de tantos outros exemplos que mostram que muitas vezes os senadores estão mais preocupados com suas narrativas políticas do que com necessariamente a atenção aos fatos.

Algumas falas pontuais por exemplo do Excelentíssimo Senador Renan Calheiros exemplificam bem o ponto que estou abordando. Ele fez perguntas como por exemplo: O Senhor já utilizou alguma “crepto”moeda, “bitcoio”? O Senhor já recebeu financiamentos do BNDES? E uma outra questão que me chamou a atenção foi a do Senador usar uma foto antiga do empresário e questionar o porquê hoje ele usa seu terno verde e amarelo.

A pergunta que eu quero deixar para você amigo leitor é a mesma que eu me fiz quando vi essas questões serem indagadas. Qual a ligação de tais questões na investigação de ações e fake news na pandemia?

Para concluir meu raciocínio, o que vemos claramente é que infelizmente hoje no Brasil, tudo está polarizado, politizado e enviesado. Narrativas políticas cercam e dominam qualquer ação no dia a dia de uma parte das pessoas. E quem perde com isso? Somos todos nós, que vemos o empobrecimento de conceitos e ideias e perda muitas vezes de objetividade de ações que são promovidas por aqueles que deveriam nos representar.

Dr. Fábio Pagnozzi, advogado Criminalista

Compartilhe  

Tags