Diário de São Paulo
Siga-nos

Estátua da mãe de Marechal Deodoro, de 400 kg, é roubada no Rio de Janeiro

Uma campanha está em curso na internet para se encontrar a estátua da mãe do Marechal Deodoro, o primeiro presidente do Brasil. A peça, de 400 quilos,

Estátua da mãe de Marechal Deodoro, de 400 kg, é roubada no Rio de Janeiro
Estátua da mãe de Marechal Deodoro, de 400 kg, é roubada no Rio de Janeiro

Redação Publicado em 17/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 07h04


Mobilizacão nas redes sociais tenta localizá-la antes que seja derretida

Uma campanha está em curso na internet para se encontrar a estátua da mãe do Marechal Deodoro, o primeiro presidente do Brasil. A peça, de 400 quilos, aproximadamente, foi arrancada do monumento em homenagem ao proclamador da República, próximo à Praça Paris, na Glória, no Rio de Janeiro.

O alerta foi dado pela arquiteta e pesquisadora Vera Dias, em um post nas redes sociais, no sábado à noite (16). “Pesa cerca de 400 kg em bronze, tem quase 2 metros de altura. Não pode estar passeando por aí! Divulguem a foto…”, escreveu. O número informado para quem tiver qualquer informação é o da Prefeitura: 1746.

Vera é a autora de “Os Monumentos do Rio, inventário 2015”, escrito com Alexei Bueno e organizado por Victor Burton (Nau das Letras Editora. 2015).

A ideia da campanha é inviabilizar a venda da peça em ferro-velhos. Um movimento semelhante salvou da destruição outra relíquia do acervo urbano municipal, “O Escoteiro”, roubada em abril do ano passado. A peça reapareceu algumas semanas depois em pedaços na Praia do Flamengo.

iG

Compartilhe  

Tags RJ

últimas notícias