Acervos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) guardados no Museu Imperial da Guerra, em Londres, ganharam cor e som graças ao trabalho do premiado cineasta

Redação Publicado em 15/10/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h59
Acervos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) guardados no Museu Imperial da Guerra, em Londres, ganharam cor e som graças ao trabalho do premiado cineasta neozelandês Peter Jackson, da trilogia “Senhor dos Anéis”, e vencedor do Oscar em 2004.
“Fiz por amor”, conta o cineasta, que não cobrou para dirigir o documentário. “Meu avô esteve na guerra. É um tema que sempre me interessou”.
Jackson usou uma tecnologia considerada inovadora, com remasterização e conversão dos arquivos originais de filmagens da guerra ao formato 3D.
“Nossa filosofia por trás de tudo isso era tentar apresentar uma imagem da guerra. Que fosse como a que os soldados viveram. Eles certamente viveram a guerra em cores – não foi em preto e branco”, explica o cineasta.
Além de contar com entrevistas de veteranos de guerra, o cineasta recorreu a especialistas em leitura labial para decifrar os diálogos dos soldados. “Contamos com atores para fazer as vozes e tentar dar vida ao filme”, contou o diretor.
O documentário “They shall not grow old”, ainda sem título em português, estreia no Festival de Cinema de Londres neste mês e vai ser exibido em vários cinemas do Reino Unido, em 2D e 3D.
Leia também

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Sacani rebate Igor 3K, diz que versão sobre o Flow "não procede" e cobra leitura de mensagens

A MULHER INTEIRA

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

Governo divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família de julho; depósitos começam no dia 20

Passageiros retiram homem de ônibus após ofensas racistas contra motorista no Rio

Eduardo Bolsonaro chama Lula de "bêbado da rua" e diz que presidente é ignorado no cenário internacional

Zanatta sai em defesa de Flávio Bolsonaro após polêmica e diz que mulheres continuam apoiando pré-candidato

Dona de ONG é presa suspeita de maus-tratos a 143 gatos e manter 14 corpos em freezer