Quando aceitou o desafio de comandar o Santos, Ariel Holan sabia que teria de recorrer às categorias de base, já que o clube segue punido pela Fifa e impedido de contratar. É exatamente isso que o argentino tem feito em seu primeiro mês à frente do Peixe.

Com o Campeonato Paulista paralisado por causa da pandemia de Covid-19 e sem jogos há duas semanas, Holan tem aproveitado o período em Atibaia, onde o time treina desde que o CT Rei Pelé foi impedido de ser utilizado por restrição da prefeitura para tentar conter o avanço da pandemia, para analisar e preparar garotos para a sequência da temporada.

A principal novidade que Holan promoveu está na defesa. Kaiky, de 17 anos, se tornou titular ao lado de Luan Peres e assumiu a vaga deixada por Lucas Veríssimo, vendido ao Benfica. Desde as primeiras rodadas do Paulistão, o jovem zagueiro adquiriu minutos e agradou ao treinador.

Kaiky, Ângelo e Gabriel Pirani, o trio da base que se destacou até a paralisação do Paulistão — Foto: Guilherme Dionizio - Pool/Getty Images

Kaiky, Ângelo e Gabriel Pirani, o trio da base que se destacou até a paralisação do Paulistão — Foto: Guilherme Dionizio – Pool/Getty Images

Outra aposta de Holan que vinha dando certo até a paralisação foi o meia-atacante Gabriel Pirani. No clube há mais de 10 anos, ele foi promovido ao profissional por recomendação do argentino e atualmente briga por posição com Jean Mota.

O atacante Ângelo, este promovido pelo ex-técnico Cuca no ano passado, começou a ganhar mais minutos em campo na “era Holan”. Em quase todos os jogos da atual temporada, coube ao garoto de 16 anos substituir Marinho, maior estrela do time e que à época se recuperava de lesão.

Além dos três que mais se destacaram até aqui, Holan e seu estafe analisaram nomes como o lateral-direito Sandro Perpétuo, o zagueiro Jhonnathan os meio-campistas Kevin Malthus, Lucas Barbosa e Victor Yan e os atacantes Allanzinho e Renyer.

Alguns deles não foram relacionados para a segunda semana de treinos no interior paulista.

Ângelo abraça Ariel Holan, do Santos — Foto: Ivan Storti / Santos FC

Ângelo abraça Ariel Holan, do Santos — Foto: Ivan Storti / Santos FC

O próximo jogo confirmado do Santos é no dia 6, contra o San Lorenzo, pela ida da terceira fase da Libertadores, na Argentina.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.