Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Vacina contra a Covid-19 poder ser incluída no calendário de rotina

A avaliação foi feita nesta quarta-feira (20), pelo diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

O diretor do PNI anunciou que, em 2024, pode existir uma outra estratégia para combater a Covid-19. - Imagem: reprodução I Pixabay
O diretor do PNI anunciou que, em 2024, pode existir uma outra estratégia para combater a Covid-19. - Imagem: reprodução I Pixabay

Juliane Moreti Publicado em 21/09/2023, às 16h08


Em Florianópolis, nesta quarta-feira (20), o Programa Nacional de Imunizações (PNI) fez uma avalição para que os brasileiros dos grupos prioritários possam, a partir do ano que vem, ter a vacinação contra a Covid-19 no calendário de rotina.

De acordo com informações do portal R7, quem fez algumas declarações sobre o assunto foi Eder Gatti, o diretor do PNI, na Jornada Nacional de Imunizações, realizada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). 

Eder alegou que há cerca de três anos os municípios trabalham com campanhas de imunização contra o vírus e o prolongamento das datas, mas, diante do cenário epidemiológico da doença, é necessário a incorporação da vacina no calendário do programa. 

Para o ano de 2024, a proposta, inicialmente, é que a mudança aconteça na rotina de crianças menores de 5 anos, e doses de refoço periódicas ao menos uma vez por ano para o grupo de riscos, seguindo a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Há, também, a possiblidade da inclusão de outras pessoas na prioridade, como profissionais de saúde e comunidades tradicionais. 

''Vacinar toda a população, como a gente vem fazendo, precisa ser revisado nesse momento de transição em que nos encontramos. Fizemos reuniões técnicas e tiramos diretrizes básicas que o Ministério da Saúde vai seguir em discussõs internas'', disse. 

O diretor acrescentou que o anúncio depende do governo federal, estados e municípios, mas, ainda, considera que existiu um avanço, que precisa ter continuidade a partir da estratégia de substituir a excepção das imunicações contra a Covid-19

A Covid-19 precisa deixar de ser uma estratégia de campanha e passar a ser uma recomendação permanente. Esperamos fazer anúncios oficiais com a estratégia mais completa antes do fim do ano'', alegou. 
Compartilhe  

últimas notícias