Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Saiba quais alimentos podem aumentar risco de Alzheimer, segundo estudo

Consumo frequente desses alimentos está associado a maior chance de desenvolver a doença neurodegenerativa

Saiba quais alimentos podem aumentar risco de Alzheimer, segundo estudo - Imagem: Reprodução/Freepik
Saiba quais alimentos podem aumentar risco de Alzheimer, segundo estudo - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 07/02/2024, às 18h45


Um estudo publicado recentemente no Journal of Alzheimer's Disease sugere que o consumo frequente de pizza e hambúrguer pode aumentar o risco de desenvolver Alzheimer. A pesquisa, realizada por cientistas das Universidades Bond e Griffith, na Austrália, acompanhou 438 pessoas comparando suas alimentações.

Os resultados mostraram que aqueles que consumiam alimentos ultraprocessados diariamente, como tortas de carne, salsichas, presunto, pizza e hambúrgueres, apresentavam um risco maior de desenvolver Alzheimer em comparação com aqueles que consumiam esses alimentos menos de uma vez por semana.

Dos 438 estudados, 108 tinham o diagnóstico de Alzheimer e 330 eram saudáveis. Os que apresentavam o diagnóstico da doença, ingeriam menos frutas e legumes também.

Segundo o Metropoles, os pesquisadores indicam que a influência adversa no declínio cognitivo pode ser atribuída ao consumo de alimentos altamente processados, dado que estes geralmente apresentam uma reduzida quantidade de nutrientes e fibras, além de conterem elevadas proporções de açúcares, gorduras e sal.

“Tais hábitos alimentares contribuem para problemas vasculares e obesidade, destacando a relação destas condições e e o risco de desenvolver demências”, afirma bioestatística Tahera Ahmed, autora da pesquisa.

Compartilhe  

últimas notícias