Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeitura de SP confirma transmissão comunitária da variante Delta da Covid-19 na capital paulista

A Prefeitura de São Paulo informou na noite desta quarta-feira (14) que ainda não conseguiu identificar a origem da transmissão da variante Delta no paciente

Prefeitura de SP confirma transmissão comunitária da variante Delta da Covid-19 na capital paulista
Prefeitura de SP confirma transmissão comunitária da variante Delta da Covid-19 na capital paulista

Redação Publicado em 15/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h21


A Prefeitura de São Paulo informou na noite desta quarta-feira (14) que ainda não conseguiu identificar a origem da transmissão da variante Delta no paciente de 45 anos que contraiu o vírus, e considera que ele tenha sido infectado através de transmissão comunitária.

“Após a investigação epidemiológica, não foi possível identificar a origem da infecção do homem de 45 anos que testou positivo para a variante delta do novo coronavírus na capital. Dessa forma, pode-se considerar a possibilidade de transmissão comunitária da variante no município”, disse o comunicado da Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

Segundo a pasta, 40 pessoas no entorno do paciente da Zona Leste de SP foram investigadas e testadas, mas também não foi possível identificar a variante delta nesse grupo.

Todos tiveram manifestações clínicas leves da Covid-19, sem necessidade de internação, segundo a pasta da saúde. Eles foram monitorados pela Atenção Básica da SMS e cumpriram a quarentena conforme as recomendações médicas.

O próprio homem de 45 anos, que iniciou os sintomas em 19 de junho, não tem histórico de viagens ou de contato com viajantes que estiveram em outros países, disse a secretaria.

“O surgimento de mutações é um evento natural e esperado dentro do processo evolutivo dos vírus. Desde a caracterização genômica inicial do SARS-CoV-2, este vírus se dividiu em diferentes grupos genéticos. Algumas dessas mutações podem dar vantagens biológicas que facilitam a propagação dos vírus, outros podem se correlacionar com maior gravidade da doença, ocasionando grandes desafios em saúde pública”, informou a Prefeitura de SP.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias