O AVC ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem

Fernanda Viana Publicado em 12/08/2022, às 13h46
O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quinta-feira (11) que o SUS adotará a trombectomia nos procedimentos para tratamento da fase aguda do AVC.
O decreto foi feito na abertura do congresso médico Global Stroke Alliance - for Stroke without Frontiers, destinado a debater o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O tratamento consiste na inserção de um cateter no vaso sanguíneo do paciente para remover o bloqueio e restaurar o fluxo sanguíneo para a área afetada.
Especialistas ressaltam a importância da inclusão do tratamento, já disponível na rede privada - de R$ 15 mil a R$ 20 mil -, mas lembram a necessidade de infraestrutura dos hospitais e de capacitação das equipes para realizar o procedimento.
O ministro diz que a tecnologia deve estar completamente adotada pelo SUS até o final do ano. O próximo passo do plano é definir os hospitais especializados, de acordo com dados de mortalidade por AVC, tempo de internação, reinternações, pacientes que são tratados com trombolíticos e a experiência dos médicos de cada hospital.
Hoje, quatro hospitais públicos (de São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e Ceará) já oferecem o tratamento, mas ele é custeado pelo próprio hospital ou pela secretaria estadual de Saúde.
No primeiro semestre deste ano, foram 56.320 mortes, número acima das vítimas de infarto (52.665) e covid-19 (48.865), de acordo com o Ministério da Saúde.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Messi fica fora de treino antes da semifinal da Copa do Mundo

São Paulo registra madrugada mais fria do ano e cidade aciona plano de proteção contra baixas temperaturas

França declara governadora argentina persona non grata após publicação sobre Mbappé

Ex-candidata a vereadora em SP, Zilu Camargo é cobrada pela Justiça Eleitoral

Harry Styles é visto por fãs no Parque Ibirapuera antes de maratona de shows em São Paulo

Morte de pastor durante ação policial gera protesto no Jardim São Francisco

Polícia Civil desmonta esquema com mais de 100 empresas de fachada e prende suspeito em São Paulo

Anvisa libera nova vacina contra a gripe para pessoas a partir de seis meses