Diário de São Paulo
Siga-nos
Informação

Endometriose: após Anitta falar sobre a doença, ginecologista explica os principais sintomas e tipos de tratamento

Cantora revelou que vai fazer uma cirurgia para endometriose depois de anos de sofrimento

Anitta revelou, no Twitter, que vai fazer uma cirurgia para endometriose após nove anos de sofrimento com as dores causadas pela doença - Imagem: Reprodução | Instagram
Anitta revelou, no Twitter, que vai fazer uma cirurgia para endometriose após nove anos de sofrimento com as dores causadas pela doença - Imagem: Reprodução | Instagram

Marina Roveda Publicado em 18/07/2022, às 10h14


No início deste mês, a cantora Anitta revelou que sofre de endometriose. Depois da confissão da cantora, as buscas pela doença dispararam no Google. Segundo os dados do Google Trends, o termo chegou a um volume quatro vezes maior que o recorde anterior.

Diante da repercussão do caso, o Diário de São Paulo procurou a doutora Mara Mendes - que é Ginecologista Obstetra e Diretora de Proteção ao Paciente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA) -, para esclarecer os principais tópicos que envolvem a endometriose.

Segundo a Dra. Mara Mendes, endometriose “é uma doença inflamatória crônica ginecológica que decorre do refluxo do sangue menstrual através das trompas para a cavidade abdominal, afeta as mulheres na idade reprodutiva interferindo na qualidade de vida delas”.

Quais são os sintomas

As pacientes portadoras de endometriose apresentam dores pélvicas intensas durante ou fora do período menstrual e, por vezes, até incapacitantes, associado a dores na relação sexual e podem ter dificuldade de engravidar.

De acordo com a médica existem diferentes fatores de risco para a doença. "Histórico familiar materno, menarca precoce, ciclos menstruais curtos, duração do fluxo menstrual aumentado, gestação tardia, nuliparidade, entre outros”, exemplifica a ginecologista.

Exames para diagnóstico da endometriose

A doença pode ser diagnosticada com base na história clínica, exame físico-ginecológico e exames complementares de imagem, tais como:

  • Ultrassonografia transvaginal para pesquisa de endometriose.
  • Ressonância magnética pélvica.
  • Exames laboratoriais com marcadores como ca125.
  • Vídeo-laparoscopia.

Tratamentos

Mara explica que os tratamentospodem ser por meio do uso de hormônios como anticoncepcionais orais de uso contínuo para não menstruar, uso de progestágenos de uso contínuo e tratamento cirúrgico nos casos indicados.

Caso Anitta

Voltando ao caso da cantora Anitta, durante nove anos ela sofreu com dores nos ovários e, mesmo com diversos exames, nunca havia encontrado a causa.

A endometriose só foi descoberta depois de receber uma recomendação para realizar uma ressonância magnética. No caso dela, o tratamento recomendado foi a realização de uma cirurgia.

Compartilhe  

últimas notícias