Diário de São Paulo
Siga-nos
Dengue

Estado do Brasil tem aumento de 920,5% nos casos de dengue

Possíveis 30 mortes causam alerta

Estado do Brasil tem aumento de 920,5% nos casos de dengue - Imagem: Reprodução/Pixabay
Estado do Brasil tem aumento de 920,5% nos casos de dengue - Imagem: Reprodução/Pixabay

Gabrielly Bento Publicado em 01/02/2024, às 18h11


O Distrito Federal está passando por um surto de dengue com um aumento de 920,5% nos casos prováveis da doença em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde, foram registrados 29.492 casos e 30 mortes confirmadas por dengue até o dia 27 de janeiro de 2024, sendo que em 2023, esse número era de 2.890.

O aumento no número de casos é considerado alarmante pelas autoridades sanitárias. As regiões mais afetadas são: Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Brazlândia e Samambaia. No boletim, constam seis óbitos confirmados em decorrência da enfermidade, além de 24 casos em fase de apuração.

Segundo o Metrópoles, a incidência maior de diagnósticos ocorre na faixa etária de 20 a 29 anos, apresentando uma taxa de 1.092,2 casos por 100 mil cidadãos.

Além disso, foi confirmada a morte de seis pessoas devido à dengue, até o dia 29 de janeiro. Sendo eles, duas mortes em Ceilândia, duas no Guará, uma na Estrutural e uma no Lago Sul.

As vítimas incluem uma criança com idade de aproximadamente 5 e 9 anos, dois na faixa etária de 20 a 39 anos, outro em 40 e 49 anos e dois idosos com idades de 70 e 79 anos.

A Secretaria de Saúde do DF está tomando medidas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Entre as medidas estão:

  • Eliminar os criadouros do mosquito: manter caixas d'água tampadas, eliminar água parada em vasos de plantas, calhas e lajes;
  • Usar repelente: aplicar repelente nas áreas expostas do corpo;
  • Intensificação das ações de fumacê: aplicação de inseticida em áreas com maior incidência de casos;
  • Realização de mutirões de limpeza: recolhimento de lixo e entulhos;
  • Campanhas de conscientização: informação à população sobre os riscos da dengue e medidas de prevenção.

Em caso de sintomas: Procurar atendimento médico se tiver febre alta, dor de cabeça, dor muscular e articular, náuseas e vômitos.

Compartilhe  

últimas notícias